Categories
About the course10/19/2022
Conheça os 9 novos cursos promovidos pelo INCoDe.2030 na Plataforma NAU. O foco está nas competências digitais, integrando cinco grandes áreas: Comunicação e Colaboração; Gestão de Informação, Criação de Conteúdos, Proteção Digital e Identificação de Soluções.
Desde a sua fundação, a NAU tem como uma das suas principais metas aumentar os índices de qualificação da população, incluindo na sua missão o fomento da literacia digital. Através dos Cursos Abertos, Massivos e Online (MOOC) é possível comunicar massivamente, levando até aos cidadãos as aprendizagens mais relevantes, que respondem às suas necessidades.
Estas características fazem com que a NAU integre as ações transversais da iniciativa Portugal INCoDe.2030, ao promover o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, bem como a educação e a qualificação da população. Nesse sentido, o INCoDe.2030 lança hoje, dia 24 de outubro, uma coleção de nove cursos sobre competências digitais que integram diferentes objetivos e níveis.
As formações ficam agora disponíveis a todos os interessados na Plataforma NAU, com o objetivo de desenvolver as competências digitais na sociedade capacitando a população portuguesa. “Vivemos num mundo que depende, cada vez mais, das tecnologias digitais e em que os dispositivos eletrónicos e plataformas online são a forma mais comum de interação”, explica o INCoDe.2030, no seu site, antes de acrescentar: “As competências digitais são essenciais para o exercício pleno da cidadania”.
Saiba mais sobre cada um dos cursos:
(Nível Intermédio e Avançado)
Esta é uma formação dividida em dois níveis, que vai da seleção e manuseamento de tecnologias e serviços online até à partilha de dados e aplicação de condutas adequadas à sua utilização. Reputação online, autoria da informação digital e ferramentas colaborativas são outros dos temas abordados.
(Nível Intermédio e Avançado)
As várias formas de gerir a informação e conteúdos que são acessíveis online é o principal foco deste curso dividido em dois níveis. A formação inclui um foco especial nas formas e estratégias de pesquisa, bem como na respetiva análise de resultados. Por outro lado, comparar fontes de informação e reconhecer critérios de credibilidade, com o objetivo último de identificar conteúdos que veiculam informação falsa, é outra das prioridades.
(Nível Intermédio e Avançado)
Numa altura em que a produção de conteúdos digitais assume um protagonismo cada vez mais reforçado, este curso dividido em dois níveis propõe-se a transmitir os conhecimentos e competências necessários para produzir texto, som, imagem e vídeo. O respeito pelos direitos de autor e o licenciamento de conteúdos criados fazem também parte do programa.
(Nível Intermédio e Avançado)
As formas de proteção de dispositivos tecnológicos são um dos focos desta formação dividida em dois níveis, que aborda temas como phishing, spam ou softwares de proteção. Por outro lado, a privacidade e o tratamento de dados estão também em destaque, bem como práticas que minimizem o impacto do uso de dispositivos digitais na saúde e no meio ambiente, promovendo o bem-estar físico e psicológico.
(Nível Avançado)
A avaliação e seleção de ferramentas digitais para dar resposta a necessidades tecnológicas é o principal objetivo desta formação que procura, de igual forma, identificar soluções para a resolução de problemas técnicos concretos que possam surgir no mundo digital.
Categories
NewsAbout the courseCategories
InterviewAbout the course