News
03/09/2022
A nova educação cooperativa

Porque se deve inscrever?
Sofremos transformações constantes nos métodos de trabalho e é evidente que capacitar e acrescentar habilidades aos colaboradores traz vantagens competitivas para qualquer organização.
A transição digital acompanhou o ensino e o curso promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente e acreditado pelo CCPFC, dá-lhe a conhecer práticas pedagógicas inovadoras que cruzam ambientes digitais com os métodos de ensino convencionais, o que resulta numa aprendizagem cooperativa.
Mais do que um mero local de transmissão de conhecimentos, a Escola é um espaço de promoção do desenvolvimento pessoal. Nessa missão, a inclusão ocupa um papel central para o exercício de uma cidadania plena, ativa e interventiva na sociedade atual - capacidades que ganham importância redobrada, face aos desafios do mundo globalizado.
É nesse sentido que organizações internacionais como a OCDE, a UE ou a UNESCO apontam a cooperação como uma das ferramentas indispensáveis para alcançar um desenvolvimento integrado de crianças e jovens. Simultaneamente, a utilização de ambientes digitais em práticas pedagógicas tem revelado excelentes resultados neste particular.
As inscrições para o curso Comunidades Cooperativas de Aprendizagem, Inclusão e Ambientes Digitais estão disponíveis por tempo limitado, em nau.edu.pt. Vai adquirir práticas pedagógicas inovadoras que utilizam recursos digitais e trabalho cooperativo para promover a inclusão e o sucesso escolar.
Segundo o Diretor do CFAE Gaia Nascente, Carlos Silva, este curso surge para satisfazer positivamente três objetivos: “a importância da aprendizagem suportada nas Comunidades Cooperativas e a sua introdução nas salas de aula como metodologia privilegiada; a educação inclusiva como alicerce de um processo de ensino de aprendizagem para todos e as potencialidades dos ambientes tecnológicos na educação”.
Tendo em conta este contexto, o curso pretende partilhar práticas pedagógicas que resultarão na rentabilização da atenção dos estudantes durante as aulas e na promoção do sucesso escolar. Estas técnicas assentam em conceitos como colaboração, comunicaçãoe inclusão, através da criação de ambientes cooperativos e digitais.
O Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente desenvolveu este curso para todos os interessados na área, com especial enfoque nas carreiras dos Professores do Ensino Básico e Secundário.
Qual o valor acrescentado deste curso para profissionais da área da educação?
Referenciais curriculares na melhoria da qualidade das aprendizagens e da inclusão
- Apropriação dos referenciais curriculares: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), Aprendizagens Essenciais (AE), Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
Dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas cooperativas e colaborativas
- Operacionalização dos referenciais curriculares através de práticas pedagógicas atrativas, motivadoras e inclusivas, com suporte legal nos Decretos-Leis n.º 54 e 55/20218, 6 de julho, tendo em conta a tecnologia educativa ao serviço da pedagogia.
- Apresentação do modelo pedagógico da Aprendizagem Cooperativa como uma medida pedagógica inclusiva e eficaz promotora do sucesso educativo.
- Incorporação da Realidade Aumentada, da Inteligência Artificial e outros recursos digitais como auxiliares das práticas pedagógicas inovadoras.
Avaliação para e das aprendizagens com recurso ao digital
- Distinção entre avaliação para as aprendizagens e avaliação das aprendizagens.
- Processos diversificados de recolha, tratamento e utilização de informação com recurso ao digital, mobilizando-os para fins formativos e sumativos.
- Garantir a Inclusão: modelo de intervenção e recursos organizacionais
- Compreensão do enquadramento do Decreto-Lei n.º 54/2018 e as mudanças que implica na organização da escola, na tomada de decisões e na ação educativa:
- O papel da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva;
- A organização da resposta educativa na escola - determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão;
- A organização da resposta educativa para os alunos com adaptações curriculares significativas;
- O papel dos Centros de Apoio à Aprendizagem e a utilização de estratégias promotoras da participação de todos os alunos.
Objetivos de aprendizagem
No final deste curso, será capaz de:
- Formular estratégias pedagógicas, inovadoras e promotoras das competências digitais;
- Realizar atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
- Saber mais sobre a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais;
- Conhecer formas de integrar meios digitais e estratégias cooperativas na prática pedagógica, promovendo a participação de todos os alunos.
Com 25 horas de duração divididas em quatro módulos, já sabe que pode realizar o curso ao ritmo individual desejado, assim como todas as formações da Plataforma NAU, disponíveis em formato MOOC.
Sendo uma formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), esta formação terá relevância na sua progressão de carreira.
Foi construída pela Equipa da NAU, a par com os seguintes elementos da entidade responsável: Dra. Sónia Moreira (Assessora para a Autonomia e Flexibilidade Curricular), Dra. Paula Maia (Formadora na área da educação inclusiva) e Dr. Miguel Macedo (Embaixador digital para o Plano de Transição Digital das Escolas).