Curso de Iniciação à Prova de Vinhos

Sexta-feira, 4 Dezembro 2020

Torne cada copo de vinho numa experiência de degustação.

O Vinho está profundamente enraizado na nossa cultura, com as suas origens em Portugal a remontar a uma época muito anterior à própria fundação do país. O clima, a tradição e a paixão mantiveram viva a produção vinícola ao longo do tempo, e gradualmente o vinho foi-se transformando numa das grandes bandeiras da nossa gastronomia, tornando o Portugal moderno num país de grandes apreciadores de vinho. Apesar disso, apreciar e degustar vinho são duas coisas diferentes. O ato de degustar vinho da forma correta acrescenta valor, informação e profundidade, porém, muitas vezes é visto como uma arte ou uma ciência ao alcance de poucos. Este preconceito não podia estar mais longe da verdade. 

Com o Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, promovido pelo Turismo de Portugal, vai aprender os conhecimentos que o vão permitir tornar o simples consumo desta iguaria numa degustação crítica e informada.  

Um curso aberto, gratuito e flexível, destinado tanto a profissionais do sector, com vista à sua formação profissional contínua, como a estudantes e a qualquer pessoa que queira aprofundar os seus conhecimentos nesta área, numa lógica mais de formação inicial.  

Ao longo de 2h30 de formação, pretende-se que os participantes aprendam a usar o olhar, o olfato e o paladar, para descrever a experiência de prova de vinho a vários níveis, e que entendam também a sua pertinência e adaptação a diferentes momentos, refeições e iguarias. Para além disso, serão transmitidos outros conhecimentos que vão permitir uma degustação ainda mais completa do vinho, como as formas de o servir e conservar, por exemplo.  

No final, cada participante será avaliado para aferir os conhecimentos adquiridos nos diferentes temas abordados, tendo assim hipótese de aceder a um Certificado oficial que comprovará todas as suas novas competências, caso elas se verifiquem.  

Participe, de 1 de Dezembro de 2020 a 31 de Março de 2021, clicando aqui.