Num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo dar a conhecer e desenvolver competências de pensamento computacional, programação e robótica desde a primeira infância, numa perspetiva de interação crítica, criativa e de construção de conhecimento com a tecnologia. O pensamento computacional, a programação e a robótica integrado no currículo oferece novas possibilidades de trabalho e de aprendizagem, além de tornar o processo mais criativo e atrativo para as crianças. Este curso organizado no contexto do projeto Kids Media Lab II, que se baseia no âmbito de uma investigação consolidada na teoria e na prática, pretende ser uma ferramenta para educadores de infância e professores do ensino básico que pretendam integrar estratégias de pensamento computacional, programação e robótica nos seus contextos educativos.
As cinco semanas do curso estão organizadas em três módulos temáticos, um módulo de ambientação e um módulo de conclusão do curso. Cada módulo foi subdividido em tópicos que organizam o conjunto de conhecimentos e atividades a serem desenvolvidas em torno de um mesmo tema.
Conhecimentos básicos de tecnologias e sua integração em contexto educativo.
A avaliação consiste em;
- Autoavaliação (e-portfólio, inventário auto diagnóstico inicial e final);
- Avaliação automatizada (quizzes e testes) com feedback instantâneo;
- Progresso pode ser acompanhado em tempo real.
Após a data de término do curso poderá obter um Certificado de Conclusão do Curso se, cumulativamente:
- Realizar todas as atividades obrigatórias.
- Obtiver uma pontuação global nas atividades igual ou superior a 50%, visível no separador Progresso.
Você tem o direito de:
De acordo com os termos seguintes: