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Programação e Robótica no Pré-escolar e Educação Básica

Cód. PRPEEB
CategoriaFormação e Educação
Promover o desenvolvimento de competências para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, de forma a integrar estratégias de pensamento computacional, programação e robótica.
  • Duração: 26 horas
  • Esforço: 26 horas
  • Idiomas: Português
  • 2.944 já inscritos!
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O que vai aprender

  • Identificar oportunidades de utilização do pensamento computacional, da programação e da robótica nas atividades previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e no Currículo Nacional do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Realizar atividades educativas que utilizem o pensamento computacional, a programação e a robótica como meio para desenvolver as competências previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e no Currículo Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico.
  • Planear a execução de atividades educativas para o ano letivo, integrando os recursos de pensamento computacional, programação e robótica para otimizar os objetivos definidos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e no Currículo Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Descrição

Num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo dar a conhecer e desenvolver competências de pensamento computacional, programação e robótica desde a primeira infância, numa perspetiva de interação crítica, criativa e de construção de conhecimento com a tecnologia. O pensamento computacional, a programação e a robótica integrado no currículo oferece novas possibilidades de trabalho e de aprendizagem, além de tornar o processo mais criativo e atrativo para as crianças. Este curso organizado no contexto do projeto Kids Media Lab II, que se baseia no âmbito de uma investigação consolidada na teoria e na prática, pretende ser uma ferramenta para educadores de infância e professores do ensino básico que pretendam integrar estratégias de pensamento computacional, programação e robótica nos seus contextos educativos.

Formato

As cinco semanas do curso estão organizadas em três módulos temáticos, um módulo de ambientação e um módulo de conclusão do curso. Cada módulo foi subdividido em tópicos que organizam o conjunto de conhecimentos e atividades a serem desenvolvidas em torno de um mesmo tema.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de tecnologias e sua integração em contexto educativo.

Avaliação e certificação

A avaliação consiste em;

- Autoavaliação (e-portfólio, inventário auto diagnóstico inicial e final);

- Avaliação automatizada (quizzes e testes) com feedback instantâneo;

- Progresso pode ser acompanhado em tempo real.

Após a data de término do curso poderá obter um Certificado de Conclusão do Curso se, cumulativamente:

- Realizar todas as atividades obrigatórias.

- Obtiver uma pontuação global nas atividades igual ou superior a 50%, visível no separador Progresso.

Plano de curso

Módulo 1: Ambientação
Módulo 2: Pensamento Computacional
Módulo 3: Programação
Módulo 4: Robótica Educativa
Módulo 5: Conclusão

Organizações

Universidade Aberta

 

Licença

Licença para o conteúdo do curso

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Você tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
  • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
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