Introdução à Programação

No curso Introdução à Programação vai tirar o máximo partido das tecnologias digitais, desenvolver aplicações e dar asas à sua criatividade.

1 874 já inscritos | Disponível

Apresentação

Numa sociedade cada vez mais digital, onde o nosso bem-estar depende de serviços digitais, a programação de computadores é uma mais valia para retirar partidos destas tecnologias.

Introdução à programação e resolução de problemas é um curso onde o método de ensino foi pensado no ritmo de aprendizagem de cada aluno, permitindo o avanço mais rápido ou mais pausado consoante a disponibilidade dos alunos.

O avanço nos conteúdos programáticos é avaliado com a própria ferramenta, permitindo ao aluno saber se os conteúdos ficaram bem consolidados antes de avançar para os próximos

Neste curso irá aprender a resolver problemas computacionais, a sua representação em fluxogramas e pseudocódigos, e a sua programação nas linguagens mais populares como o java, o C++ ou python.

Público-alvo

Este curso destina-se a todas as pessoas que queiram aprender mais sobre algoritmia e programação, mas que esbarram na complexidade das linguagens de programação e nos ambientes de desenvolvimentos profissionais.

Após este curso, a criação de um algoritmo e a sua representação em formato de fluxograma, facilitará a aprendizagem de outras linguagens de programação mais complexas. Abrindo assim toda uma nova janela de novas oportunidades profissionais.

Objetivos de Aprendizagem

Após a realização deste curso vai ser capaz de:

  • Resolução de problemas computacionais através de algoritmos;
  • Representação de algoritmos com fluxogramas e pseudocódigos;
  • Produção de aplicações em linguagens de alto nível.

Programa do Curso

1. Introdução;

2. Entradas, processamentos e Saídas;

3. Estruturas de decisão;

4. Estruturas de repetição;

5. Funções;

Carga Horária

Cerca de três meses, com um trabalho estimado de 8 horas por semana por parte do aluno (cerca de 128 horas).

Avaliação

A avaliação será feita com recurso à mesma ferramenta utilizada na aprendizagem, já que a mesma possui capacidades para a realização de testes de avaliação.

Certificado

Certificado de conclusão do curso: Para obter um certificado de conclusão terá que efetuar com sucesso pelo menos 50% das atividades propostas.

Creditação formal do mesmo, com 6 créditos ECTS*: Os participantes aprovados com certificado de conclusão, que desejarem obter certificado com ECTs*, deverão executar uma atividade adicional e seguir os trâmites de inscrição em unidade curricular, no Instituto Politécnico de Tomar e pagar a respetiva taxa administrativa | Contacto via SPOC IPT.

Contactos Instituto Politécnico de Tomar: SPOC IPT | Balcão Único/Student Point of Contact: spoc@ipt.pt | Telefone: (+351)249328107

Ajuda

Para problemas técnicos que surjam, no momento em que está a utilizar a plataforma contacte: