Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada

Introdução à Bitcoin

Cód. CONECTA_BIT_02
CategoriaEconomia e GestãoCategoriaPrincipiante
Economia Digital: e agora? Conheça as criptomoedas e saiba como funcionam, para que servem e como investir.
  • Duração: 12 horas
  • Esforço: 12 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
  • 2.768 já inscritos!
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail

O que vai aprender

  • Identificar o processo de criação da bitcoin e o seu contexto;
  • Compreender o conceito de Bitcoin e como implementá-lo;
  • Conhecer o contexto do surgimento da Bitcoin;
  • Entender o funcionamento dos mercados financeiros digitais;
  • Aprender a criar uma carteira de Bitcoins;                                  
  • Refletir sobre o possível futuro da Bitcoin.

Descrição

A Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida. No entanto, existem inúmeras moedas digitais com o seu valor estipulado por cada unidade, tal como acontece com as ações do mercado financeiro. São cada vez mais utilizadas em milhares de negócios que as utilizam como forma de pagamento.

Novos tipos de investimento começam a surgir e já foram gerados largos milhões de euros com este mercado online.

Durante o curso vai esclarecer algumas destas questões, perceber como funcionam as moedas digitais e como adquirir bitcoin. Terá o seu primeiro contato com a digitalização financeira e saberá como armazenar o seu investimento online em segurança.

Este curso é importante para aprofundar conhecimentos sobre literacia financeira e ajudá-lo a refletir sobre o estado atual das criptomoedas no mercado mundial, de modo a desenvolver competências que lhe permitam tomar decisões.

Vai também conhecer conceitos como Blockchain; Exchanges; Carteiras Digitais entre outros elementos, para que consiga investir sem dúvidas e sem hesitações.

Pré-requisitos

Este curso está aberto a todos os interessados, nomeadamente: estudantes; empreendedores e profissionais que procurem aprender noções basilares sobre criptomoedas.

Avaliação e certificação

Os seus conhecimentos serão testados ao longo do curso através de quizzes que comprovarão as suas novas competências.

Para obter o Certificado de Conclusão será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 70% de respostas corretas.

Plano de curso

Módulo 1: Origens e Contextualização da Bitcoin
Módulo 2: A Mecânica da Bitcoin & Mineração de Bitcoin
Módulo 3: Como armazenar Bitcoin & Como comprar e vender Bitcoin
Módulo 4: Será a Bitcoin uma bolha especulativa? / Será a Bitcoin uma moeda ou um ativo? / Precisa a Bitcoin de ser regulada? / Qual o (possível) futuro da Bitcoin?

Equipa do curso

Jacinto Vidigal da Silva

Categorias

Especialista nos conteúdos
Professor Associado c/ Agregação (Departamento de Gestão) na Universidade de Évora.

José Eduardo Boto Correia

Categorias

Especialista nos conteúdos
Professor Auxiliar (Departamento de Gestão) na Universidade de Évora.

José Almeida

Categorias

Especialista nos conteúdos
Investigador na área das finanças - Mercados Financeiros e Criptomoedas.

Organizações

Universidade de Évora

Projeto e Curso financiado por

Licença

Licença para o conteúdo do curso

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Você tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
  • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.