Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Fundamentos de Bases de Dados

Fundamentos de Bases de Dados

Cód. FBD
CategoriaCiências Exatas e Tecnologias
Este curso é uma introdução às bases de dados relacionais, desde a fase de conceção até à especificação do modelo físico, usando a linguagem SQL.
  • Duração: 25 horas
  • Esforço: 25 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
  • 871 já inscritos!
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail

O que vai aprender

1. Construir modelos de dados concetuais, lógicos e físicos para sistemas de bases de dados relacionais; 

2. Utilizar a linguagem SQL para inserir, remover e alterar dados, bem como consultar/interrogar bases de dados, não contemplando os aspetos de segurança e de administração; 

3. Utilizar transações ao nível elementar, não incluindo assuntos relacionados com a concorrência; 

4. Desenvolver e utilizar, de forma adequada, programas com componente de acesso a dados na linguagem Python. 

Descrição

Este curso visa dotar os formandos de conhecimentos fundamentais em Bases de Dados, fornecendo competências em todas as fases de conceção de uma base de dados e sua manipulação usando ferramentas profissionais como o PostgreSQL, em conjunto com programas escritos em linguagem Python. Estes conhecimentos são essenciais no domínio da Informática e sistemas de informação. 

No final do curso, os formandos ficarão aptos a desenhar uma base de dados de raiz e a manipulá-la usando as linguagens SQL e Python. 

Este curso de Fundamentos de Bases de Dados integra-se no Programa PRODIGI, Programa de Formação em: 

  • PROgramação 

  • Informação 

  • Cidadania DIGItal. 

Formato

Os capítulos estão organizados por semanas de trabalho. Adota-se um ensino teórico-prático, organizado da seguinte forma:  

(a) 25 aulas assíncronas, onde os conteúdos são apresentados sob a forma de Massive Open Online Courses (MOOCs), envolvendo tempo de estudo autónomo correspondente a 25 horas; 

(b) 4 sessões teóricas síncronas de 2,5 horas cada, perfazendo 10 horas de contacto; 

(c) 10 sessões práticas síncronas de 2,5 horas cada, perfazendo 25 horas de contacto. 

Pré-requisitos

Conhecimentos elementares da linguagem Python.

Avaliação e certificação

Créditos: 4 ECTS para os alunos inscritos no Projeto PRODIGI.

Avaliação:  O progresso no curso é avaliado através da resolução de exercícios ao longo dos módulos, com um resultado global igual ou superior a 50% para obtenção de certificado de participação.

Plano de curso

O curso encontra-se dividido em 6 Módulos:

1. Introdução e Modelação Entidade-Associação (EA)

2. Modelo Lógico - Passagem EA para relacional

3. Teoria da Normalização

4. Álgebra Relacional

5. A linguagem SQL

6. Integração com Python

Organizações

Instituto Politécnico de Lisboa

Financiamento

Este curso é no âmbito do projeto PRODIGI: Rumo ao Futuro - Programa de Formação em PROgramação, Informação e Cidadania DIGItal, enquadrado no investimento Impulso Mais Digital, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo a entidade responsável pela sua operacionalização a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)

Licença

Licença para o conteúdo do curso

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Você tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
  • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.