Saltar para o conteúdo
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Competência digital docente: avaliação pedagógica

Competência digital docente: avaliação pedagógica

Cód. CDC
CategoriaFormação e Educação
  • Duração: 27 horas
  • Esforço: 27 horas
94 já inscritos!
imagem de capa do curso
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
Inscrição
De 20 de Março de 2023 a 12 de Maio de 2023
Curso
De 11 de Abril de 2023 a 6 de Junho de 2023
Idiomas
Português

O que vai aprender

Ao longo deste curso irá:

  • Aprofundar o conceito de Avaliação, refletindo sobre potencialidades e constrangimentos do recurso a tecnologias digitais para diversificar formatos, estratégias e informar práticas;
  • Explorar tecnologias digitais que podem apoiar a diversificação de estratégias de avaliação, a recolha de evidências e a prestação de feedback;
  • Refletir sobre os desafios colocados por tecnologias/tendências emergentes (p. ex. inteligência artificial, analytics, dataficação) nos processos de avaliação;
  • Desenhar avaliações apoiadas por ferramentas digitais, selecionando aquelas que melhor respondem ao objetivo e conteúdo da avaliação.

Descrição

O Digital implica novos desafios para os professores, que precisam de estar preparados para tirar partido de tecnologias digitais para melhorar processos relacionados com o ensino, a aprendizagem e a avaliação.

A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Educação e Psicologia e da colaboração do CIDTFF e do ccTIC UA, promove o curso de formação online “Competência digital docente: avaliação pedagógica”. O curso destina-se a docentes de todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, a profissionais ligados à educação e a todos os interessados em desenvolver a sua competência digital nesta área. É ministrado em língua portuguesa, é gratuito e a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão.

Formato

O curso está organizado em seis módulos, sendo o primeiro de índole introdutória/ambientação e o último referente à avaliação final. Os restantes quatro correspondem a módulos temáticos. Prevê-se um volume global de trabalho de cerca de 27 horas. O número de horas previsto pressupõe a participação em todas as atividades, a realização de todas as tarefas, incluindo as opcionais, bem como a consulta de recursos adicionais disponibilizados. O curso contempla, ainda, uma happy hour (sessão online síncrona opcional), que se pretende que seja um momento informal de partilha, com um convidado com experiência na área da avaliação com tecnologias digitais.

Pré-requisitos

O curso destina-se a docentes de todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, a profissionais ligados à educação e a todos os interessados em desenvolver a sua competência digital nesta área.

Avaliação e certificação

Para obter um certificado de conclusão do curso, os participantes precisam de realizar três tarefas obrigatórias:

- A primeira, a realizar no final do Módulo 2: Estratégias de avaliação, tem um peso de 30% na avaliação final;

- A segunda, a realizar no Módulo 5, tem um peso de 35% na avaliação final;

- A terceira, a realizar também no Módulo 5, tem um peso de 35% na avaliação final.

O curso está em processo de certificação de microcredencial conferida pela Universidade de Aveiro. Contacte a equipa para mais informação.

Plano de curso

Módulo 0: Boas-vindas e apresentação. Data de abertura: 11 de abril de 2023. Tempo estimado 1h.
Módulo 1: Refletir para agir. Data de abertura: 17 de abril de 2023. Tempo estimado 3h.
Módulo 2: Estratégias de avaliação. Data de abertura: 24 de abril 2023. Tempo estimado 6h.
Módulo 3: Análise de evidências. Data de abertura: 1 de maio de 2023. Tempo estimado 5h.
Módulo 4: Feedback e planificação. Data de abertura: 8 de maio de 2023. Tempo estimado 5h.
Módulo 5: Atividade final. Data de abertura: 15 de maio de 2023. Tempo estimado 7h.

Outras edições do curso

Sem outras edições disponíveis

Equipa do curso

Margarida Lucas

Categorias

CategoriaEspecialista nos conteúdos
Investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro

Susana Senos

Categorias

Especialista nos conteúdos
Docente e colaboradora do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro

Organizações

Universidade de Aveiro

Licença

Licença para o conteúdo do curso

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Você tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
  • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
Legal
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Código de Honra

© 2023 FCT|FCCN. Todos os direitos reservados.

Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no TwitterSiga-nos no Linkedin