Ao longo deste curso irá:
O Digital implica novos desafios para os professores, que precisam de estar preparados para tirar partido de tecnologias digitais para melhorar processos relacionados com o ensino, a aprendizagem e a avaliação.
A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Educação e Psicologia e da colaboração do CIDTFF e do ccTIC UA, promove o curso de formação online “Competência digital docente: avaliação pedagógica”. O curso destina-se a docentes de todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, a profissionais ligados à educação e a todos os interessados em desenvolver a sua competência digital nesta área. É ministrado em língua portuguesa, é gratuito e a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão.
O curso está organizado em seis módulos, sendo o primeiro de índole introdutória/ambientação e o último referente à avaliação final. Os restantes quatro correspondem a módulos temáticos. Prevê-se um volume global de trabalho de cerca de 27 horas. O número de horas previsto pressupõe a participação em todas as atividades, a realização de todas as tarefas, incluindo as opcionais, bem como a consulta de recursos adicionais disponibilizados. O curso contempla, ainda, uma happy hour (sessão online síncrona opcional), que se pretende que seja um momento informal de partilha, com um convidado com experiência na área da avaliação com tecnologias digitais.
O curso destina-se a docentes de todos os grupos disciplinares e níveis de ensino, a profissionais ligados à educação e a todos os interessados em desenvolver a sua competência digital nesta área.
Para obter um certificado de conclusão do curso, os participantes precisam de realizar três tarefas obrigatórias:
- A primeira, a realizar no final do Módulo 2: Estratégias de avaliação, tem um peso de 30% na avaliação final;
- A segunda, a realizar no Módulo 5, envolve duas etapas, cada uma com um peso de 35% na avaliação final;
O curso está em processo de certificação de microcredencial conferida pela Universidade de Aveiro e de acreditação ao abrigo do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.
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