Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada

Acessibilidade Web: por Onde Começar

Cód. IPLR02
CategoriaCiências Exatas e TecnologiasCategoriaPortugal DigitalCategoriaPrincipiante
Construa estratégias para criar e disponibilizar conteúdo acessível nas páginas web.
  • Duração: 4 horas
  • Esforço: 3 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
  • 4.370 já inscritos!
imagem de capa do curso
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail

O que vai aprender

  • Entender as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG);
  • Criar e disponibilizar conteúdo acessível nas páginas web, ou seja, imagem, texto e vídeo.

Descrição

O curso começa com uma introdução à regulamentação da acessibilidade web, fornecendo uma perspetiva histórica, quer no panorama mundial, quer em Portugal, e uma clarificação das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG). Segue-se o módulo que introduz a questão das interfaces, dos produtos ou tecnologias de apoio e as ferramentas para verificar o nível de conformidade com as WCAG 2.0 das páginas web. Os módulos seguintes abordam as estratégias para criar e disponibilizar conteúdo acessível nas páginas web, ou seja, imagem, texto e vídeo.

Em cada módulo são apresentados desafios que permitem ao participante avaliar o seu nível de aprendizagem e refletir sobre o tema abordado em cada módulo.

Os conteúdos e atividades propostas são acessíveis a tecnologias de apoio, permitindo a qualquer utilizador participar no curso.

Pré-requisitos

Este curso destina-se a qualquer pessoa que contribua com conteúdos para a web (em sites, redes sociais, blogs, email, etc.) ou com interesse na temática, sendo por isso fundamental estar familiarizado com o ambiente web.

Avaliação e certificação

Os seus conhecimentos serão testados ao longo do curso através de quizzes que comprovarão as suas novas competências.

Para obter o Certificado de Conclusão será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 50% de respostas corretas.

Plano de curso

Módulo 1: Regulamentação
Módulo 2: Validação automática
Módulo 3: Imagem
Módulo 4: Texto
Módulo 5: Vídeo

Equipa do curso

Manuela Francisco

Categorias

Doutorada em Educação a Distancia e eLearning

Sandro Costa

Categorias

eLearning Designer/Developer · Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Carina Rodrigues

Categorias

Mestre em Ciências da Educação na área de Educação de Adultos

Organizações

Politécnico de Leiria

Licença

Licença para o conteúdo do curso

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Você tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
  • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.