A Administração Pública como pilar fundamental de uma sociedade democrática e eficiente, para atender com excelência às demandas e necessidades dos cidadãos, precisa cada vez mais utilizar os dados de forma inteligente, otimizando processos e identificando oportunidades de aprimoramento. A adoção do Data Science possibilita uma análise mais profunda dos dados coletados, permitindo que gestores e servidores públicos identifiquem padrões, tendências e oportunidades para promover a eficiência nos serviços e políticas públicas. Esta nova forma de organizar, transformar e analisar os dados é útil de forma transversal desde a a gestão de projetos e equipas até à orientação estratégica e à gestão de recursos.
Para promover a Capacitação Digital dos trabalhadores da Administração Pública, o Instituto Nacional de Administração – INA, I.P., como o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, disponibiliza o primeiro percurso na área das Tecnologias Emergentes e Gestão, dedicado ao Data Science:
1 - “Conceitos Introdutórios” (duração de 2 horas);
2 - “Competências e Ferramentas do Data Scientist” (duração de 2 horas);
3 – “Transformação de Dados em Conhecimento” (duração de 3 horas).
O programa é, assim, constituído por 3 cursos independentes, que podem ser frequentados na sequência do interesse do formando. Porém, dado o nível crescente de complexidade, o INA, I.P. propõe um trajeto estruturado e que está indicado no final do nome de cada um dos cursos.
Nota: de acordo com as normas previstas no PRR, os cursos só poderão ter como participantes trabalhadores da Administração Pública, sendo necessário que o email associado à conta da NAU seja um email institucional. Saiba mais aqui: https://bit.ly/INA-FAQs-NAU