Categories
Interview04/26/2023
A equipa responsável pelo desenvolvimento deste curso aceitou responder a algumas questões que apresentam a formação e contextualizam a sua relevância para estudantes de ensino superior: “A disponibilização deste curso na plataforma NAU constitui uma oportunidade única”.
O curso “Língua portuguesa em contexto de escrita académica”, promovido pelo ISCTE-IUL na Plataforma NAU, salienta a importância do domínio da língua portuguesa como “uma ferramenta importante para o sucesso académico”. De que formas é que este conhecimento se torna fundamental no contexto da escrita académica?
O curso contempla algumas das competências fundamentais para o domínio da língua portuguesa, incindindo em aspetos como: a ortografia, análise morfológica e sintática, e géneros textuais académicos ou técnicas de escrita, como bases para o desenvolvimento de um discurso textual com fins académicos.
A escrita académica exige o conhecimento da estrutura e da dinâmica de géneros textuais particulares, como a síntese, o resumo ou o abstract, por exemplo. O conhecimento destes géneros pelos alunos envolve um processo de ensino explícito que seja orientador relativamente a práticas de escrita futuras.
Existem, no que diz respeito ao uso da língua portuguesa, especificidades no contexto de escrita académica. Quais são algumas dessas particularidades e de que forma estão representadas no curso?
O texto académico caracteriza-se sobretudo pela formalidade e pela objetividade. Estas particularidades são focadas nos diferentes módulos do curso, em especial na panorâmica que delas se faz no módulo 4.
Neste curso, é patente que a escrita de qualquer tipo de texto implica, em primeiro lugar, o domínio da língua nas suas competências mais elementares. Escrever um texto académico é um processo contínuo de aprendizagem, que necessita de competências específicas de leitura e redação dentro dos diferentes géneros textuais académicos e científicos. É ainda fundamental que os estudantes treinem processos de (auto) revisão e (auto) correção na escrita académica e ainda o trabalho de escrita colaborativa.
Este curso procurou, de uma forma consistente e o mais eficaz possível, referir o que se deve e o que não se deve fazer para escrever corretamente um texto em contexto académico, desenvolvendo competências lexicais, gramaticais e ortográficas.
O curso assume-se como sendo dirigido a todos os estudantes do ensino superior. De que forma pode este curso ser um apoio para estes alunos? Que diferença poderá fazer na vida de um ou uma estudante?
A escrita académica só começa a ser desenvolvido nos primeiros anos do ensino superior e muitos estudantes não estão preparados para tal. Saber escrever corretamente e para um determinado contexto, seja académico ou profissional, é fundamental para o sucesso académico dos estudantes. Este curso foi desenhado com dois propósitos: desenvolver aspetos de escrita académica e paralelamente fornecer recursos linguísticos escritos que a possam aperfeiçoar.
Nos diferentes módulos, apresentam-se vários exemplos em apoio do desenvolvimento da capacidade de identificar as características principais do texto académico, as quais, por variadas razões, nem todos os estudantes do ensino superior reconhecem e/ou dominam. Os exercícios associados, acompanhados de soluções, visam contribuir para a aquisição de técnicas de formulação de frases e textos adequados.
A descrição do curso refere-se ainda à língua portuguesa como uma “forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas”. O domínio da língua portuguesa pode ter impacto nestas dimensões mais amplas, que ultrapassam o contexto académico? De que forma?
O domínio da língua portuguesa, como aliás de qualquer língua, é fundamental para compreender o mundo e para o “dizer”, pelo que um domínio efetivo da língua será fulcral para o sucesso da escrita em contexto académico.
Saber escrever e falar português é, acima de tudo, um sinal de influência, de consciência social e de orgulho cultural. Saber escrever e falar português é uma qualidade que possibilita a compreensão do mundo e dos outros, alargando horizontes pelas possibilidades de comunicação a que nos dá acesso. O domínio da língua portuguesa constitui uma mais-valia em todas as áreas e vertentes da vida de um indivíduo.
Existem mitos ou preconceitos associados à escrita académica? De que forma pode este curso ajudar a desconstruir essas ideias pré-concebidas?
Podem existir mitos que assentam na convicção de que os textos académicos, nomeadamente os relatórios de licenciatura, as dissertações de mestrado ou as teses de doutoramento, têm uma estrutura mais ou menos livre para dar resposta ao tipo de trabalho desenvolvido. Tal não é totalmente verdade porque todo o trabalho de investigação tem fases pelas quais deve obrigatoriamente passar e que os textos académicos devem espelhar, pelo que é importante esta reflexão em torno da escrita académica.
Este curso pretende demonstrar que a escrita académica tem normas próprias (não preconceitos), que devem resultar de processos de leitura, pensamento crítico e de interpretação sobre as fontes bibliográficas e da capacidade de descrever e explicar os resultados obtidos num processo de investigação.
O curso tem ainda uma ligação à iniciativa Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – um portal com mais de 25 anos que, desde 2007, está alojado nos servidores do ISCTE. Qual o papel do Ciberdúvidas neste curso?
O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa constitui-se atualmente como uma importante fonte de conhecimento no panorama da língua portuguesa. O portal Ciberdúvidas é consultado diariamente em todos os continentes e vários países, com especial relevo nos países de expressão oficial de língua portuguesa. São inúmeros os professores e estudantes de diferentes níveis de ensino, que consultam a informação disponibilizada.
O principal papel do Ciberdúvidas foi mobilizar o seu conhecimento especializado em língua portuguesa e construir um curso que desse resposta a uma necessidade identificada no contexto universitário nacional e internacional
Que balanço fazem da ligação do ISCTE a este portal?
O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa disponibiliza um conjunto vasto e diversificado de esclarecimentos sobre gramática e uso da língua, ao encontro de diferentes tipos de público. A ligação ISCTE-Ciberdúvidas da Língua Portuguesa tem permitido explorar formas pertinentes e frutuosas de abrir esse acervo também a estudantes universitários. É com esse intuito que a bibliografia associada aos módulos indica várias respostas provenientes do Consultório e das demais rubricas do portal.
Há alguma coisa que desejem acrescentar?
A disponibilização deste curso na plataforma NAU constitui uma oportunidade única de chegar aos estudantes nacionais e internacionais que se expressam em português. O ensino superior é global e às instituições universitárias portuguesas chegam hoje estudantes provenientes de vários países, que trazem consigo práticas académicas distintas e de nível diferenciado. Este curso é dirigido a esses estudantes, com o objetivo de lhes fornecer as competências prévias e necessárias para melhor se integrarem nas universidades que os acolhem e elevar o nível de desempenho e sucesso académicos.
Categories
InterviewAbout the courseCategories
NewsAbout the courseInterviewCategories
NewsInterviewArts and Culture