Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • O papel dos professores na promoção da cibersegurança

O papel dos professores na promoção da cibersegurança

Categories

ArticleTraining and Education

10/05/2024

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
No Dia Mundial do Professor, damos-lhe a conhecer algumas das formas como estes profissionais podem ajudar os jovens a fazer uma utilização mais segura de tecnologias digitais.

A utilização de tecnologias e ferramentas digitais não é sinónimo de literacia informática. Um estudo recente sobre cibersegurança e compras online chegou a uma conclusão ilustrativa deste ponto. De acordo com a investigação realizada pela UK Finance, a Geração Z (composta pelos jovens nascidos entre 1997 e 2010) é a que tem “maior probabilidade de ser enganada por criminosos online”, nomeadamente ao “não saber identificar um pedido falso de informação”.

Para o Fórum Económico Mundial (WEF), este é um ponto que merece especial atenção, uma vez que, sublinham, os estudantes e o sector da Educação são dos alvos mais visados pelos cibercriminosos. “Instituições de ensino são alvos fáceis para hackers”, explica o WEF, sublinhando a importância de incluir a cibersegurança nos currículos escolares e nas atividades realizadas.

Neste contexto, o papel do professor ou docente pode ser muito importante. O portal EdTech Magazine destaca a importância de “educar os estudantes para combater as ameaças de cibersegurança”, através da utilização de exemplos reais: “Os educadores devem abordar tópicos fundamentais como privacidade, cyberbullying, esquemas de phishing, roubo de identidade, importância de passwords fortes e o papel da inteligência artificial”.

Deixamos-lhe aqui alguns exemplos de opções à disposição dos educadores.

#1 Realizar atividades em sala de aula

Um dos exemplos destacados pelo portal EdTech diz respeito à realização de atividades em sala de aula. Além de promover uma conversa aberta com os estudantes, avaliando as suas principais dúvidas e receios, os professores podem também implementar dinâmicas específicas que são ilustrativas de conceitos. Exemplos práticos e cenários de role-play que ajudam a compreender as consequências das ações são alguns exemplos.

#2 Recomendar recursos especializados

Outra das estratégias a implementar por parte dos professores pode passar pela partilha de ferramentas e recursos pedagógicos. Organizações como o Centro Internet Segura disponibilizam regularmente guias, vídeos e plataformas que apoiam nestas  aprendizagens essenciais. Estes recursos podem ser explorados de forma autónoma ou com o apoio do professor.

#3 Convidar especialistas para a sala de aula

Outra forma de tornar a aprendizagem mais dinâmica, dando-lhe um cunho mais prático e pessoal, passa por convidar especialistas em cibersegurança a promover palestras e apresentações simples sobre os principais perigos online. Estes momentos de interação podem ainda servir para esclarecer dúvidas específicas dos alunos sobre o  uso de tecnologias digitais de forma segura.

#4 Participar em formações online

Os cursos online – em particular os cursos abertos, massivos e online (MOOC) – são uma forma de garantir aprendizagens relevantes feitas de forma interativa, autónoma e flexível. Além de poderem realizar estas formações especializadas em cibersegurança, os professores podem ainda recomendar aos estudantes a realização de cursos adequados às respetivas faixas etárias. Na Plataforma NAU, poderá encontrar vários exemplos de formações nesta área. Explore a nossa oferta formativa em https://www.nau.edu.pt/pt/cursos.

Related posts

“Continuar a navegar pelo mundo”: o papel da NAU na Lusofonia

Categories

ArticleAbout NAU

O Mar como espaço de memória, cultura e sustentabilidade

Categories

ArticleArts and CultureNatural and Environmental Sciences

Reabertura da Catedral de Notre-Dame: lições e impacto na conservação do património em Portugal

Categories

ArticleArts and Culture

Other categories of articles

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.