De 26 a 29 de abril, Portugal acolheu a realização da Open edX 2022 e recebeu alguns dos principais pensadores na área das ed-tec para discutir os desafios e as oportunidades das plataformas online de aprendizagem, bem como projetos de investigação, boas práticas e novas abordagens colaborativas. Edward Zarecor, vice-presidente para a área da Engenharia da edX, Anant Agarwal, fundador da edX e Chief Open Education Officer na 2U, Tobie Langel, especialista mundial em código aberto e padronização, e Paula Marques, diretora executiva para a Educação, Inovação e Digital na Nova SBE, foram os oradores em destaque na conferência.
O evento, co-organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Nova School of Business and Economics (SBE), contou com mais de 200 participantes vindos de todo o mundo, num espaço de debate e partilha de ideias para a construção de serviços cada vez mais adaptados às necessidades da educação e dos locais de trabalho. Ao longo de vários momentos da conferência foi destacada a aposta que Portugal tem feito no domínio das plataformas online de aprendizagem, congratulando o trabalho desenvolvido pela FCT|FCCN ao tornar realidade a Plataforma NAU, um projeto de referência no campo dos MOOC (Massive Open Online Courses) a nível mundial.
Edward Zarecor, keynote speaker, dedicou a sua intervenção ao momento em que foi apresentado o projeto NAU e considera que este se encontra no perfeito “ponto de inflexão”, a par com a plataforma edX. Depois da aquisição da edX pela 2U, a gestão do Open edX foi transferida para o The Center of Reimaging Learning (tCRIL), uma organização sem fins lucrativos, tendo como foco transitar para um projeto liderado pela comunidade, onde oportunidades para participar, contribuir e liderar são mais inclusivas e partilhadas por toda a comunidade.
Edward Zarecor centrou-se ainda no que poderá ser o futuro da Open edX e nas respostas que podem ser dadas aos futuros profissionais de educação, identificando como oportunidades a aprendizagem interativa de próxima geração e as novas necessidades de crescimento do ecossistema.
Já Anant Agarwal, fundador da edX e Chief Open Education Officer na 2U, centrou a sua apresentação no tema “The Future University: Pivot to Learner-Centricity”. O professor do MIT partilhou um retrato atual da edX e da 2U, as quais acreditam no poder do ensino superior como forma de desbloquear o potencial humano e ajudar a satisfazer as necessidades críticas da sociedade. Um conceito trazido por Anant Agarwal foi o de “free-to-degree”, ou seja, a oferta da edX e da 2U permite aos utilizadores optarem por ofertas formativas gratuitas ou até mesmo formação acreditada, podendo optar pelo formato que mais se adequa aos seus objetivos de formação ao longo da vida.
O fundador da edX trouxe também alguns dados relevadores do impacto que a edX tem tido nos utilizadores: 50% dos alunos afirmam que ter frequentado cursos com a edX mudou as suas vidas, e 97% de todos os ex-alunos 2U graduados alcançaram um resultado positivo na carreira profissional após a graduação. Anant Agarwal assinalou ainda um movimento generalizado em diferentes setores de atividade que se estão a tornar orientados para o consumidor, como são os casos da saúde, a adoção da telemedicina, do entretenimento, serviços de streaming, e o retalho, com entregas on-demand. No seu entendimento, a educação tem também de se transformar, com uma universidade centrada no aluno.
Tobie Langel, especialista mundial em código aberto e padronização, destacou na sua apresentação as oportunidades que acredita estarem ao dispor dos criadores de conteúdos open-source, nomeadamente para o tCRIL, que, afirma, tem muito espaço para inovar. O consultor reforçou ainda a necessidade de estes produtos se voltarem para a comunidades, envolvendo-a na criação de conteúdos que respondam ao que procuram.
Por fim, Paula Marques, diretora executiva para a Educação, Inovação e Digital na Nova SBE, abordou o tema “Changing the Game’s Rules: From Scalable Efficiency to Scalable Learning”, e realçou a importância da educação para que as empresas e os negócios possam prosperar a longo-prazo.
“Se não estamos a ensinar, não estamos a liderar”, afirmou a também professora, sublinhando a importância de se investir, cada vez mais, nas aprendizagens em todos os contextos.
A conferência contou ainda com dois dias de workshops e momentos de discussão muito valorizados pelos presentes, numa área em que o networking é fundamental para que os crescimentos das MOOC possam continuar a sua tendência.
Fundada em 2012, pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a edX é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo software open-source de dinamização de cursos online abertos e massivos utilizado em universidades de todo o mundo e que conta atualmente com cerca de 14 milhões de estudantes registados.
A plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É uma plataforma de MOOC (Massive Open Online Courses) com conteúdos gratuitos e lecionados exclusivamente em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos sectores público, ensino superior e privado, disponíveis no site https://nau.edu.pt/. A plataforma é baseada no software edX e membro ativo desta comunidade desde o seu arranque.
Lançada em 2019, a plataforma procura incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos portugueses, enquanto contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento. Num contexto online e através de um conjunto de serviços digitais partilhados, que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, a NAU conta com mais de 142 mil utilizadores ativos e mais de 270.000 inscrições nas cerca de 90 edições de cursos já disponibilizadas.
Atualmente, estão disponíveis cursos de acesso aberto em parceria com 43 entidades de referência nacional.
O financiamento do projeto NAU provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e do Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, com o número de projeto 02/SAMA2020/2016.
Portugal foi, no final de abril, palco de uma das mais importantes conferências internacionais dedicadas ao ensino e formação através de plataformas online de aprendizagem. A Open edX Conference reuniu mais de 200 participantes vindos de todo o mundo para partilhar experiências, dar conta de novas tendências e, acima de tudo, promover um debate pleno de conteúdo sobre as potencialidades oferecidas pelas plataformas digitais. As aprendizagens obtidas neste evento são uma oportunidade para o nosso país aprofundar o percurso feito até agora no domínio das soluções de formação à distância como parte da valorização contínua da carreira profissional.
Mais do que a excelente impressão causada junto dos visitantes estrangeiros, que ficaram surpreendidos pela positiva com as condições proporcionadas para a realização do eventono Campus da NovaSBE em Carcavelos, merece igualmente nota de destaque as palavras de congratulação em relação ao trabalho desenvolvido pela FCT|FCCN ao longo dos últimos três anos para tornar realidade a Plataforma NAU, um projeto de referência no campo dos MOOC (Massive Open Online Courses). São palavras de incentivo vindas de reputados especialistas a nível internacional na área das ed-tec, responsáveis pela conceção e evolução de plataformas de aprendizagem online usadas por milhões de pessoas mundo fora e que olham para Portugal como um caso de sucesso. Importa agora capitalizar estas palavras em novas soluções e novas abordagens ao serviço do ensino e da formação no nosso paísem língua portuguesa.
A realidade demonstra-nos que o período pós-pandemia trouxe e consolidou mudanças nos comportamentos da sociedade, havendo uma notória preocupação em valorizar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a procura por modelos de trabalho mais flexíveis. Tal como foi assinalado na conferência por Anant Agarwall, fundador da edX, existe um movimento generalizado em diferentes setores de atividade, que se estão a tornar orientados para o consumidor, como adoção da telemedicina pela saúde, os serviços de streaming no entretenimento ou as entregas on-demand no retalho. No seu entendimento, a educação tem também de se transformar, evoluindo para uma universidade centrada no aluno. Esta mudança de abordagem mais centrada nas necessidades de quem quer aprender pode, e deve, ser aplicado também a outros domínios da formação e educação.
Uma ampla adoção do online como plataforma para a obtenção de formação ao longo da vida surge como um caminho natural, oferecendo benefícios quer a alunos, quer a instituições e empresas. Se durante o período crítico da pandemia, a passagem para formação online foi uma necessidade de “sobrevivência”, sem tempo de preparação e a exigir flexibilidade e resiliência, neste momento a formação em plataforma online surge como uma forma de renovar conhecimento e obter novas competências ao ritmo desejado, no momento do dia mais favorável e em articulação com outras responsabilidades. Por outro lado, as empresas e instituições, têm nesta solução uma oportunidade para dar resposta às crescentes necessidades de formação e requalificação profissional dos seus colaboradores.
Mesmo a retoma do conceito presencial, como resultado do fim das medidas mais restritivas, não parece ser uma condição que exclua a capacidade de crescimento das plataformas de aprendizagem online, dando seguimento à tendência positiva que os MOOC têm vindo a assinalar ao longo dos últimos 10 anos a nível global e que em Portugal tem claramente espaço para evolução e consolidação. Está nas mãos das instituições e empresas encarem as plataformas de aprendizagem online como uma oportunidade de criar sinergias com instituições de ensino superior e entidades de renome para se valorizarem não só a nível interno como, também, junto do mercado.
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