Representantes da Equipa NAU estiveram presentes na conferência Open edX 2024, que decorreu de 2 a 5 de julho na Universidade Sellenbosch, na Cidade do Cabo, África do Sul. O evento organizado pela 2.ª maior plataforma de MOOCs (Massive Open Online Courses) do mundo teve como mote “Quebrar barreiras, construir pontes: aprendizagem online acessível, eficaz e relevante”. Contou com diversas palestras e workshops relacionados com ensino online, particularmente focadas no software de construção de cursos desenvolvido pela edX.org, que a NAU utiliza.
O primeiro dia da conferência começou com um "Meet & Greet" e focou-se no estado atual do frontend da plataforma e nos plugins, abordando as necessidades da comunidade e a personalização para instituições específicas. Seguiram-se os encontros "Birds of a Feather", onde os participantes discutiram o futuro da plataforma e compartilharam suas experiências.
No segundo dia, Hatim Eltayeb, CEO da African Leadership Academy e um dos oradores principais deste ano, fez uma reflexão sobre o estado da educação, destacando o grande número de crianças sem acesso à educação básica, especialmente na em África. Mencionou também as disparidades de desempenho entre países ocidentais e africanos, enfatizando a necessidade de uma educação baseada em competências e oportunidades. A apresentação incluiu uma correlação entre fatores sociais e a satisfação com a educação, com fortes comentários sobre as mudanças na educação. "Precisamos de uma educação baseada na abundância!" – este foi o mote mais repetido por Eltayab.
O painel seguinte reuniu representantes de diversos países para discutir o acesso à educação de qualidade em grande escala, compartilhando experiências sobre o uso do Open edX para acelerar a educação em regiões como África e América do Sul. A formação de docentes foi destacada como essencial para criar novas experiências educacionais. À tarde, as apresentações focaram-se na utilização de Inteligência Artificial na criação de conteúdos e avaliação. A IA foi descrita como uma ferramenta valiosa para educadores, oferecendo feedback imediato e suporte em tempo real, permitindo uma instrução mais eficaz. Também houve encontros técnicos entre programadores e a comunidade Open EdX para discutir o futuro da plataforma.
O 3º dia começou com uma palestra bem-humorada do Prof. Jonathan Jansen, Professor the Educação da Universidade de Stellenbosch e Presidente da Academia de Ciências Sul Africana e do Instituto de Relações Raciais da África do Sul, sobre o ensino durante a pandemia na África do Sul. Destacou as disparidades sociais no país, contrastando com realidades como a dos Estados Unidos, e concluiu que, em países como o dele, a tecnologia ainda não resolve todos os problemas - em alguns casos, até os agrava. As apresentações da tarde foram mais técnicas, focadas nas contribuições para a melhoria da plataforma nos últimos anos. Foram abordadas as possibilidades de extensão e adição de novas funcionalidades, melhorias nos sistemas de autorização e a automação de traduções, com o objetivo de simplificar a operação da plataforma.
O último dia foi marcado pelo Town Hall, um evento que reuniu todas as equipas que trabalham no Open edX para uma discussão aberta sobre o presente e o futuro da plataforma.
Desde o início de 2024 que a NAU está presente na plataforma edX.org como PortugalX , com o objetivo de desenvolver 60 cursos em português que chegarão a mais de 2 milhões de utilizadores falantes de língua portuguesa. Esta conferência permitiu não só absorver novos conhecimentos a nível técnico, como também se afirmou uma oportunidade para dar a conhecer o projeto PortugalX e a NAU a outras entidades, através de partilha de experiências e ideias.
“A conversa com a comunidade permite-nos estar perto dela e dar a nossa visão” refere Pedro Cabral, gestor da NAU. “A nível de benefícios, vamos fazer upgrade para a versão mais recente. Também plantámos a semente para uma solução que há muito procurávamos”, acrescenta.
Sandro Costa, Desenvolvedor de Front End e Desenvolvedor de e-Learning, refere que existe a intenção de simplificar alguns processos a nível da plataforma, bem como a instalação de novas funcionalidades. “Foi bom perceber que existe compromisso, agora renovado, para com a comunidade. Também se reforçou a intenção, por parte da NAU, de aumentar as contribuições e ter uma posição futura mais decisiva”.
Saiba mais sobre o projeto PortugalX em https://www.edx.org/school/portugalx
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