Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • Plataforma NAU e Universidade do Porto promovem iniciação à língua portuguesa para cidadãos estrangeiros

Plataforma NAU e Universidade do Porto promovem iniciação à língua portuguesa para cidadãos estrangeiros

Categories

About the course

05/05/2023

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
A Plataforma NAU e a Universidade do Porto promovem o curso “Iniciação à Língua Portuguesa”, dirigido a cidadãos estrangeiros.

Num momento em que a língua portuguesa é o 4.º idioma mais falado no mundo, o que se traduz em 3,7% da população mundial a falar português, esta formação é uma oportunidade para obter uma aprendizagem inicial de língua portuguesa aplicada em situações básicas de comunicação quotidiana.

A inscrição encontra-se aberta e é totalmente gratuita, podendo ser realizada na página NAU dedicada ao curso. Veja ainda o vídeo de apresentação desta formação.

Atualmente, mais de 260 milhões de pessoas falam português nos cinco continentes, em 2050 serão quase 400 milhões e em 2100 serão mais de 500 milhões, segundo as estimativas das Nações Unidas. É a 3.ª língua europeia de expressão global e a 1.ª língua do hemisfério sul.  É nesse sentido que a Plataforma NAU e a Universidade do Porto criaram esta formação, que permite não só introduzir a língua portuguesa para situações quotidianas, como também dar a conhecer alguns aspetos da cultura portuguesa e promover oportunidades de integração e de intercâmbio cultural.

Com este curso, lecionado por uma equipa de professores com grande experiência no ensino do português, o estudante será capaz de fazer a sua apresentação e a de outros, questionar e indicar informações pessoais, estabelecer contactos sociais usando formas adequadas de saudação, apresentação e despedida, comunicar de forma simples para satisfazer necessidades comunicativas básicas no dia-a-dia, pronunciar a maior parte dos sons da língua portuguesa, utilizar um repertório básico de vocabulário e ainda utilizar estruturas linguísticas elementares.

Além da língua portuguesa, este curso foi desenvolvido para dar a conhecer a cultura portuguesa e o modo de vida dos portugueses, através de vídeos localizados na cidade do Porto, que representam situações comuns no quotidiano.

Destinado a todos os que queiram aprender a comunicar e a interagir em português europeu, a formação é constituída por oito unidades didáticas, cada uma com uma agenda das atividades a desenvolver e que conta com um volume estimado de quatro horas de trabalho semanais.

O certificado de conclusão é emitido de forma automática, se cumpridos os requisitos necessários, nomeadamente, a obtenção de uma classificação igual ou superior a 50% no teste que se apresenta no final de cada unidade didática.

Related posts

«Mais do que uma questão individual, as barreiras linguísticas em saúde são uma questão coletiva»: novo curso da Universidade NOVA de Lisboa aborda a tradução através de Inteligência Artificial em contexto de cuidados de saúde

Categories

InterviewAbout the course

Atribuído o primeiro DOI na NAU a um curso resultante de um projeto de investigação

Categories

NewsAbout the course

«Sendo a edX.org a segunda maior plataforma de aprendizagem online do mundo, a parceria estabelecida foi um passo natural»: a opinião da Universidade NOVA de Lisboa sobre o PortugalX

Categories

InterviewPartnerAbout the course

Other categories of articles

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.