Categories
News12/14/2023
De acordo com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 2023, as mulheres constituem apenas 28% da força de trabalho na área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). De que forma podemos contrariar a baixa participação de mulheres neste setor? Que iniciativas procuram combater esta tendência? E que práticas podem ser implementadas pelas empresas e organizações nesse sentido?
Estas são algumas das principais questões a que procuram responder os dois novos cursos do INCoDe.2030 na Plataforma NAU: “Participação e Igualdade de Género nas TIC” e “Abordagens Inclusivas de Género na Tecnologia”. Os dois cursos assumem-se como abertos “a todas as pessoas, não existindo nenhum requisito quanto à escolaridade ou certificação anterior” e estão disponíveis a partir de hoje.
O curso “Participação e Igualdade de Género nas TIC” tem 10 horas de duração, divididas em cinco módulos diferentes. De acordo com o INCoDe.2030, esta é uma formação que detalha “as razões por detrás da baixa participação das raparigas e mulheres no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação”, sendo ainda uma oportunidade de conhecer “iniciativas que pretendem inverter esta tendência”.
Já a formação “Abordagens Inclusivas de Género na Tecnologia” tem uma duração total de 15 horas e está dividida em 6 módulos. O curso foca-se nas principais características das abordagens que as organizações devem seguir para serem mais inclusivas e atrair raparigas e mulheres para o setor das tecnologias. “É importante promover a participação das mulheres no desenvolvimento de soluções tecnológicas. Para tal, as organizações devem desenvolver abordagens, produtos ou campanhas de comunicação inclusivas”, explica o INCoDe.2030 na descrição do curso.
Estas formações são publicadas na NAU com a chancela do INCoDe.2030, iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço das competências digitais que tem como missão capacitar a população portuguesa “desde a inclusão até à produção de novos conhecimentos, através de iniciativas distribuídas por 5 eixos, com metas definidas e a alcançar até 2030”. Entre os vários cursos divulgados pela entidade na NAU, destaca-se ainda a recente formação sobre Gestão da Continuidade de Negócio, criada pelo Centro de Operações de Segurança do .PT (PTSOC) sob a chancela do INCoDe.2023, que vem permitir aos participantes aprenderem a detectar e avaliar os riscos que podem afetar as suas atividades, e elaborar, testar e executar um plano de Gestão da Continuidade de Negócio.
As inscrições estão abertas para ambas as formações. Clique nos links abaixo para garantir já o seu lugar:
Inscrição no curso “Participação e Igualdade de Género nas TIC”
Inscrição no curso “Abordagens Inclusivas de Género na Tecnologia
Categories
NewsAbout NAUCategories
NewsAbout NAU