Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • O impacto do empreendedorismo na saúde mental

O impacto do empreendedorismo na saúde mental

Categories

ArticleEconomics and Management

10/10/2025

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
Ansiedade e “burnout” são frequentes no mundo do empreendedorismo. No Dia Mundial da Saúde Mental, conheça os números que espelham esta realidade, bem como iniciativas que tentam contrariá-los.

 A saúde mental no empreendedorismo: o que dizem os números?  

Problemas associados à saúde mental são bastantes presentes no ambiente de trabalho. Globalmente, 41% dos trabalhadores indicam sentirem-se stressados durante a sua jornada de trabalho. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 12 mil milhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e ansiedade. No caso específico de Portugal, 70% dos trabalhadores têm sintomas de burnout, sendo que mais de metade apresenta três ou mais sintomas desta que é considerada a “epidemia global do século XXI”. Segundo a Ordem dos Psicólogos, o stresse e os problemas de saúde psicológicos resultam em acentuadas quebras de produtividade dos trabalhadores, custando às empresas portuguesas até 5,3 mil milhões de euros por ano. 

Quando se analisa mais especificamente o mundo do empreendedorismo, os números tendem agravar-se.  O estudo “Saúde e Performance de Pessoas Empreendedoras”, que analisa a realidade brasileira, refere que “94,1% dos fundadores de startups relataram ter enfrentado pelo menos uma condição adversa de saúde mental durante sua jornada, sendo a ansiedade a mais comum (85,6%), seguida por burnout (37%), depressão (21%) e ataques de pânico (22%).” Além disso, 56,8% dos entrevistados consideram sua rotina de trabalho “stressante ou muito stressante”, enquanto 43,2% a classificam como “moderada ou tranquila”. Também um estudo da Springer Nature, cujo objetivo se foca em perceber a prevalência e co-ocorrência de condições psiquiátricas entre os empreendedores e as suas famílias, revela que os empresários referem sofrer mais depressão (30%), Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (29%), doença bipolar (11% ) e apresentar maior consumo de substâncias (12%) do que os participantes de comparação.

Olhando para dados recolhidos em Portugal, num estudo realizado pela Universidade Católica junto da comunidade da Casa do Impacto em Lisboa, revela que 74% dos empreendedores de impacto percebem que o trabalho influencia a sua saúde mental, enquanto 61% admitem um agravamento significativo da saúde física desde que assumiram essas funções. Quase 30% apresentam sintomas de ansiedade moderada ou grave, 20% sofrem de insónia clinicamente significativa e 7,7% têm sintomas de depressão moderada ou grave. 

Estes números demonstram o impacto emocional que o ecossistema empreendedor pode ter nos empresários, evidenciando a necessidade de ferramentas de apoio.  

Exemplo prático de promoção da saúde mental para empreendedores  

Uma abordagem promissora é a implementação de programas que promovam o bem-estar emocional, o autoconhecimento e a gestão do stresse. O Target, programa da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foi desenhado tendo por base o estudo acima referido da Universidade Católica. Destinado a empreendedores de impacto, combina workshops, sessões de coaching individual e de equipa, momentos de reflexão, yoga e atividades para desenvolver inteligência emocional e de grupo. 

Através de métodos como dar nome às emoções, partilha de experiências e exercícios de respiração, o Target ajuda os participantes a organizar a mente, lidar com pressão e burnout, e criar hábitos que favorecem a saúde mental, mostrando como programas bem estruturados podem ter um efeito direto no equilíbrio emocional de empreendedores. 

Aprender a proteger a mente para empreender melhor 

A formação é também uma ferramenta poderosa para promover bem-estar e resiliência no contexto profissional. Cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course – Cursos abertos e Massivos e Online) são uma boa opção para quem quer aprender ao seu ritmo, de forma a adaptar o tempo para aprendizagem às rotinas do dia-a-dia. 

Fundamentos da Felicidade Organizacional

OrganizationHappiness Business School
Course codeFFO
Course date Open for enrollment
The entire course can be completed without cost.

A Plataforma NAU oferece um vasto leque de cursos que o ajudam a compreender melhor os contornos da saúde mental e como promovê-la no contexto laboral.  Através do curso “Fundamentos da Felicidade Organizacional”, dinamizado pela Happiness Business School, irá aprender a criar ambientes de trabalho mais saudáveis, a promover uma Liderança Humanizada e a perceber o porquê de a felicidade ser a métrica do futuro. As inscrições estão abertas até junho de 2026 e a taxa de esforço estimada para concluir a formação é de 7 horas, ao ritmo do estudante. 

No curso “The Psychology and Physiology of Stress”, dinamizado pela Universidade do Porto, irá compreender melhor os mecanismos biológicos e fisiológicos inerentes ao stress, bem como estratégias práticas para o prevenir. Com uma taxa de esforço estimada de 3 horas, ao ritmo do estudante, poderá inscrever-se até dezembro de 2025.

The psychology and physiology of stress

OrganizationUniversidade do Porto
Course codeTPPS
Course date Open for enrollment
The entire course can be completed without cost.

A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Related posts

5 cursos online de Inteligência Artificial que valem a pena em 2026

Categories

ArticleAbout the course

Ciência no Feminino: contexto, desafios e perspetivas

Categories

ArticleExact Sciences and Technology

Dia da Internet Mais Segura: como se deve proteger de ciberataques?

Categories

ArticleExact Sciences and Technology

Other categories of articles

Exact Sciences and TechnologyInterview
NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2026 FCCN-FCT. All right reserved.