Categories
NewsAbout the course02/14/2025
Durante os primeiros 9 meses de 2024, cerca de 1.1 mil milhões de pessoas fizeram viagens internacionais. Apesar dos desafios económicos e geopolíticos, a maior parte das regiões estudadas pelo Barómetro da UN Tourism ultrapassaram valores pré-pandemia nesse mesmo período. Portugal também bateu recordes no setor do turismo em 2024, ultrapassando os 30 milhões de visitantes estrangeiros, que geraram receitas acima dos 27 milhões de euros.
Mas este crescimento tem um preço alto a nível ambiental e social. O turismo é responsável por mais de 5% das emissões globais de gases de efeito estufa – 90% desses relacionados com os meios de transporte. Até 2030, prevê-se um aumento de 25% nas emissões de CO2 relacionadas com o setor. Muitos locais começam a impor multas, proibições e até campanhas de desencorajamento para diminuir a afluência de visitantes, enquanto uma crescente onda de protestos contra o turismo em massa começa a deflagrar em vários pontos turísticos da Europa.
Com estes desafios em mente, o Instituto Politécnico de Tomar lança agora “Desenvolvimento Sustentável em Turismo”: um curso direcionado para todos os que se interessam pela “interseção entre turismo, sustentabilidade e desenvolvimento responsável”.
O curso oferece uma visão aprofundada sobre a evolução do turismo e os marcos históricos que moldaram o setor até aos dias de hoje. Ao longo de 10 módulos, o estudante terá a oportunidade de compreender políticas e estratégias de gestão sustentável, bem como aplicar esses conceitos no planeamento e operação de atividades turísticas.
Com uma abordagem prática e baseada em estudos de caso, o estudante aprenderá as boas práticas ligadas ao turismo sustentável em diferentes contextos, minimizando impactos negativos e maximizando benefícios para as comunidades locais e os ecossistemas, reconhecendo tendências e desafios futuros do setor e desenvolvendo uma visão crítica e inovadora para responder às necessidades emergentes.
O curso está desenhado para ser acessível a um amplo espectro de participantes, incluindo profissionais do setor turístico, estudantes universitários e qualquer pessoa motivada a contribuir para o desenvolvimento sustentável no turismo. Não obstante, ter uma compreensão básica dos conceitos de turismo e conhecimentos prévios em áreas como gestão ambiental, estudos culturais ou economia podem ser uma mais-valia.
A formação é totalmente gratuita e tem uma taxa de esforço estimada de 25 horas, ao ritmo do formando. As inscrições estão abertas até 31 de julho de 2025.
A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Categories
InterviewAbout the courseCategories
NewsAbout NAU