Categories
NewsAbout the course03/04/2026
“A universidade. Um local de sabedoria. De curiosidade. De inovação. Um local onde a palavra ‘conhecimento’ é uma constante - talvez até um imperativo -, mas onde nem toda a gente conhece os serviços digitais da FCCN”. É com este mote que se inicia a aventura de três personagens – o Caloiro, a Finalista e a Doutoranda – e, através das peripécias do dia-a-dia académico, ao longo deste curso online, descobrimos como o CIÊNCIAVITAE, o Educast, o RCAAP, a b-on e o FileSender os ajudam a ter “vintes de olhos fechados”.
No âmbito do lançamento deste curso online, Joana Silvério, gestora de Marketing e Comunicação da FCCN, falou sobre o motivo que levou ao surgimento deste MOOC (Massive Open Online Course): “surge da necessidade de chegar de forma mais eficaz aos estudantes e investigadores - uma comunidade em constante renovação. Todos os anos entram novos membros, o que exige um esforço contínuo de divulgação e de capacitação sobre os nossos serviços”.
No que se refere à disponibilização do curso na plataforma NAU, também um serviço digital da FCT, a gestora refere que a escolha reflete bem a lógica de interligação entre os diferentes serviços digitais. “Recorremos aos nossos próprios recursos para potenciar o reconhecimento dos outros serviços do ecossistema científico nacional. Com esta iniciativa, a FCCN aproxima-se ainda mais da comunidade académica e de investigação, promovendo uma utilização mais informada e eficaz dos serviços que apoiam o ensino superior e a ciência em Portugal.”
A ideia surgiu de necessidades identificadas ao nível da comunicação institucional. “Apesar do papel central da FCCN no apoio ao ensino superior e à investigação em Portugal, foi identificada uma lacuna ao nível do conhecimento destes serviços por parte dos seus públicos”, refere Joana Silvério. “Para mitigar esta lacuna, considerámos que a criação de um MOOC seria a melhor estratégia. Esta abordagem permite-nos explicar com maior detalhe o âmbito dos serviços, mostrar exemplos concretos de forma simples e interativa e, simultaneamente, alcançar públicos mais amplos e de forma contínua. Ao estar disponível na NAU, o curso torna-se uma ferramenta estratégica para a comunicação institucional dos serviços digitais da FCT, desenvolvidos pela FCCN”, acrescenta.
Sendo o vídeo o elemento central em cursos online do tipo MOOC, a equipa de curso optou por uma abordagem narrativa contínua, numa lógica de minissérie, ao invés de uma produção meramente expositiva. “Esta abordagem menos tradicional segue exemplos de sucesso anteriores na plataforma NAU, onde o uso o storytelling demonstrou resultados muito positivos ao nível do envolvimento dos participantes e do alcance dos cursos”, refere. “Era fundamental que os estudantes e investigadores se vissem refletidos nas histórias e nas personagens”.
O curso é composto por módulos curtos e dinâmicos, com vídeos explicativos, recursos complementares e questionários interativos. Não existem pré-requisitos, sendo acessível a qualquer pessoa. Ao longo da formação, são apresentados cinco serviços digitais fundamentais, é explicado o seu propósito e demonstrado como podem ser utilizados no apoio à aprendizagem, à investigação e à colaboração científica. A taxa de esforço estimada é de 5 horas, podendo ser realizada ao ritmo do participante. As inscrições estão abertas até ao final de 2026.
A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Categories
About the courseHumanities and PoliticsCategories
NewsAbout NAU