Categories
News05/15/2024
Em maio de 2012, cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade de Harvard fundavam a edX.org. O objetivo passava por “tornar a melhor Educação do mundo acessível a todos”. Um ano depois, era disponibilizada uma solução open source para criação e dinamização de MOOCs.
O primeiro curso – “Circuitos e Eletrónica”, criado pelo MIT – registou mais de 155 mil formandos de 162 países do mundo. 12 anos depois, mais de 86 milhões de pessoas são “ligadas à aprendizagem online” através desta plataforma.
Atualmente, a edX.org disponibiliza cerca de 3500 cursos que estão ligados a dezenas de áreas do saber. Esta oferta formativa é resultado da parceria com mais de 160 “universidades e empresas de todo o mundo”, explica a plataforma, no seu site.
O impacto do projeto fica claro numa estatística retirada de um inquérito de 2022 – cerca de 76% dos formandos afirma que a edX.org lhe deu acesso a uma oportunidade de educação que seria, de outra forma, inatingível.
A plataforma NAU é baseada no software open-source gerido pela Open edX. Por outro lado, a ligação entre os dois projetos foi reforçada em 2024, com a criação do projeto PortugalX, no âmbito do qual 60 cursos em português serão disponibilizadosna edX.org.
As duas primeiras formações já têm inscrições abertas na plataforma, sendo que, no total, se estima que os cursos cheguem a mais de 2 milhões de utilizadores oriundos de países de língua oficial portuguesa.
Pode saber mais sobre o projeto edX.org em: https://www.edx.org/about-us
Categories
NewsEventCategories
NewsEvent