Filipa Piteira tem licenciatura em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2014) e mestrado em Gestão – Especialização em Marketing pela Universidade de Évora (2019). Ainda durante a licenciatura, frequentou também dois cursos de curta duração no CENJOR: um de imprensa e um de rádio (ambos em 2013).
Entrou no mercado de trabalho através da realização de um estágio profissional em publicidade e marketing na Delegação de Évora da Associação de Solidariedade Social dos Professores (2015), durante o qual pôde, entre outras coisas, contribuir para a organização e divulgação de um Congresso Nacional de Professores que teve lugar em Évora em 2015. Mais tarde, trabalhou em jornalismo, na Rádio Nova Antena (2017). Também já participou por duas vezes no ciclo de conferências Gestão, 100 Lições, promovido pelo Departamento de Gestão da Universidade de Évora, uma vez para falar sobre “A influência do perfil do consumidor na resposta ao product placement” (em março de 2020) e outra vez para falar sobre “Novas Ferramentas de Comunicação” (em maio de 2021).