Categories
Interview11/08/2021
Apresentamos hoje o exemplo de alguém que preferiu a mudança ao conforto: Filipa Macieira.
No RCTS CERT sou Oficial de Comunicações e Analista Júnior. Desempenho várias funções e a que mais me cativa é a recolha de notícias para gravar o Estado do Tempo Cibernético.
Em 2007, depois de passar pelo DNS.pt, fui para a área de Segurança para o projecto Internet Segura. Na altura era analista da Linha Alerta, uma linha de denúncias de conteúdos ilegais na Internet. Como partilhava a sala com os elementos do RCTS CERT comecei a analisar incidentes de segurança. Em 2018, deixei o projecto Internet Segura, e fiquei a 100% no RCTS CERT.
A formação em Serviço Social tem um leque variado de disciplinas, desde o serviço social à estatística, passando pelo direito ou pela psicologia. É um curso que nos ensina a ajudar o próximo. No RCTS CERT desenvolvemos uma cultura de segurança na internet, disponibilizamos um serviço de alerta e produzimos recomendações de segurança. Por outro lado, e por a resposta a incidentes de segurança informática ser a nossa principal missão, sinto que estou a ajudar os utilizadores da internet na nossa comunidade a fazerem-no de uma forma mais segura!
#4 A Licenciatura em Serviço Social foi a sua primeira escolha ou teve dúvidas em relação à área em que queria trabalhar? Que outras opções considerou?
Não foi a minha primeira escolha. Sempre quis ir para comunicação social. Não entrei em comunicação social e como serviço social, no primeiro ano, tinha muitas disciplinas em comum inscrevi-me! A ideia era mudar no 2.º ano mas gostei do curso e acabei por ficar até ao fim.
A minha família nunca questionou nem as minhas opções de curso nem as profissionais.
Idealizaram o que me fizesse feliz! Não sei se há empregos de sonho, nós é que temos de tentar tornar de sonho o emprego que temos. Mas um emprego de sonho seria ser crítica gastronómica e correr mundo a provar comida dos 4 cantos!
Não. A integração na FCCN foi muito fácil. No início da Linha Alerta e por trabalhar com conteúdos como abuso sexual de menores, ou apologia da violência foi muito importante o apoio dos meus colegas.
Já fiz o de Teletrabalho em tempo de Isolamento.
O Curso foi muito útil e até me ajudou com informação para uma apresentação que fiz no Curso de formação de formadores. Quero fazer outros porque há temas muito relevantes para as funções que desempenho.
Mudem sem medo! E se não correr bem, mudem outra vez! Não se esqueçam que tão ou mais importante que gostarem das funções que desempenham é sentirem-se integrados e motivados na organização em que estão.
Filipa Macieira do RCTS CERT da Unidade FCCN partilha com a NAU o seu percurso profissional e mostrou-nos que mudar de profissão é possível.
Categories
NewsAbout the courseInterviewCategories
NewsInterviewArts and Culture