Categories
Interview08/19/2021
Neste dia mundial da fotografia, como fotógrafo, é a confirmação do reconhecimento da fotografia como arte maior e de pleno direito, entre tantos outros meios de criação intelectual.
Como professor, em particular em Portugal, é com uma enorme satisfação que vejo o crescimento da formação em fotografia, inserida no ensino oficial (profissional, politécnico e superior), provando que é uma profissão e atividade como as restantes.
O meu desafio como fotógrafo é não me ficar por aquilo que os meus olhos veem, mas ir aquém e além de um simples ato de visualização mecânico. Intervir e não contemplar, ou como costumo dizer aos meus alunos “olhar e ver não são a mesma coisa”.
Fotógrafos seriam muitos, com toda a certeza, mas deixo uma referência - Robert Mapplethorpe.
Que se concentre no olhar e não na técnica. Este dispositivo, apesar de permitir muito controlo (que muitos desconhecem) é um dispositivo apropriado para um tipo de fotografia mais descontraída e informal. É um extraordinário dispositivo para, apenas para dar um exemplo, construir memórias, seja de uma viagem, de um percurso curto ou mesmo de uma vida.
Um Fluxo pressupõe um conjunto de abordagens, estratégias e métodos orientados, com um princípio, um meio e um fim. Este processo pretende-se sistemático e objetivo, de forma a ajudar os fotógrafos a organizar convenientemente as suas imagens, a revelar e/ou editar as mesmas e a prepará-las convenientemente para um determinado meio de saída.
Há um pressuposto subjacente ao mesmo, principalmente orientado para fotógrafos profissionais – otimizar todo o processo para a máxima produtividade.
Recomendo a visualização atenta ao vídeo de introdução a este curso, aqui https://www.nau.edu.pt/pt/curso/introducao-ao-fluxo-fotografico-digital/
E não, o Curso está estruturado de forma única e funciona como um todo.
A plataforma NAU tem correspondido integralmente às minhas expectativas, mas o mais importante é perceber se tem correspondido às expectativas de quem se inscreve e frequenta os diversos cursos.
A vantagem da NAU é que o conhecimento é levado ao maior número de pessoas possível, com conteúdos de alta qualidade. O conhecimento será tanto mais eficaz quanto mais partilhado for.
Visite e conheça o nosso paraceiro CENJOR!
A plataforma NAU é um serviço gerido pela unidade FCCN da Fundação da Ciência e a Tecnologia (FCT)
No Dia Mundial da Fotografia, Ricardo Dias, Fotógrafo e Formador do CENJOR falou connosco sobre o MOOC Fluxo Fotografico Digital.
Categories
InterviewAbout the courseCategories
NewsAbout the courseInterviewCategories
NewsInterviewArts and Culture