Trabalho colaborativo com o eTwinning: primeiros passos

  • Disponível
  • Gratuito
  • Aberto a todos
  • Com calendário definido

Trabalho colaborativo com o eTwinning: Primeiros passos

Sobre

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Trabalho colaborativo com o eTwinning: Primeiros passos”, em formato MOOC (Massive Open Online Course) sobre o projeto eTwinning desenvolvido pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning PT. O curso é gratuito e está disponível em língua portuguesa.

O eTwinning é um projeto que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) de escolas europeias, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. É a maior comunidade de aprendizagem na Europa. Os projetos aliam a tecnologia ao desenvolvimento das competências do século XXI, tendo por base o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e o desenvolvimento de competências digitais, num ambiente de aprendizagem ativa e de partilha de conhecimentos. Os projetos eTwinning destinam-se a alunos e professores desde o pré-escolar ao ensino secundário, de todas as áreas disciplinares, tanto em escolas públicas como privadas.

Explorar a plataforma eTwinning, o registo, o acesso ao eTwinning Live e todas as potencialidades que esta oferece é a viagem que lhe propomos ao longo deste curso!

Este curso será o primeiro dos três MOOC que propomos para 2021, correspondendo este a um nível de iniciação, o segundo de aprofundamento e o terceiro de consolidação.

Objetivos

  • Conhecer a plataforma eTwinning.
  • Conhecer o eTwinning Live.
  • Explorar o eTwinning Live: parceiros, projetos, eventos, oportunidades de desenvolvimento profissional.
  • Planificar um projeto.
  • Registar um projeto.
  • Conhecer o TwinSpace.
  • Gerir o TwinSpace.

Ajudas

Estão disponíveis FAQ (Perguntas frequentes), Fóruns de Ajuda, entre outras, que podem orientar e ajudar os intervenientes na concretização dos objetivos estipulados.

Público-alvo

Curso dirigido a professores (todos os níveis de ensino, público e privado), diretores de escolas, diretores de centro de formação de professores, professores bibliotecários, professores do ensino profissional e a todos aqueles que pretendam inovar no ensino e na aprendizagem nas suas salas de aula e escolas.

Duração

O curso terá o início a 18 de janeiro e decorre até 01 de março de 2021.

Conteúdos

  • Módulo 0: Introdução ao MOOC
  • Módulo 1: O portal eTwinning
  • Módulo 2: O eTwinning Live
  • Módulo 3: O registo de um projeto e as funcionalidades do TwinSpace
  • Módulo 4: Gerir o TwinSpace

Certificados

O MOOC - Trabalho colaborativo com o eTwinning: Primeiros passos é um curso não acreditado, no entanto, após a sua realização com sucesso, é emitido um Certificado de Conclusão.

Equipa de Formadores

Teresa Lacerda

Teresa Lacerda

Coordenadora da Organização Nacional de Apoio do eTwinning.
Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia e Mestre em Educação com especialização em Informática no Ensino, pela Universidade do Minho. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Embaixadora da região Norte de 2008 a 2020.
Em mobilidade estatutária na Direção-Geral de Educação, integra o quadro de docentes do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso onde esteve envolvida na coordenação de projetos europeus entre 2002 e 2020.

Daniela Guimarães

Daniela Guimarães

Embaixadora eTwinning da região Norte.
Licenciada em Ensino de Matemática. Mestre em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e com Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologias Educacionais e da Comunicação, pela Universidade de Coimbra. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
Professora no Agrupamento de Escolas de Idães onde coordena projetos Erasmus + e integra a equipa do projeto CLIL - Content Language Integrated Learning do Agrupamento.Tem publicações sobre Tecnologia Educativa e é membro do LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa) da Universidade de Coimbra.

Carla Mansilha

Carla Mansilha

Embaixadora eTwinning da região Norte.
Licenciada em Informática de Gestão. Pós-graduação em Informática Educacional. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
Professora de Informática na Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó. Microsoft Innovative Educator Expert e Code Week Leading Teacher.

Luís Gonçalves

Luís Gonçalves

Embaixador eTwinning da região Centro.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos portugueses e franceses (ramo de formação educacional). Mestre em Gestão da Formação e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra. Detentor de formação em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa. Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.
Professor no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, onde tem desenhado, implementado e coordenado diversos projetos internacionais na área da Cidadania. Integrou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Miguela Fernandes

Miguela Fernandes

Embaixadora eTwinning da região Centro.
Licenciada em Informática e Gestão. Mestre em Ciências Educação com especialização em Informática Educacional. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
Professora de Informática do Agrupamento de Escolas da Batalha onde está envolvida em projetos internacionais desde 2002. Microsoft Certified Educator e instrutora do CCNA 1 e 2 certificada pela Cisco Systems. Embaixadora eTwinning desde 2008.

Ana Paula Pina

Ana Paula Pina

Embaixadora eTwinning da região de Lisboa e Vale do Tejo.
Licenciada em Matemáticas Aplicadas – Ramo Informática. Pós-graduação na didática de Matemática. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
Professora de TIC no Agrupamento de Escolas do Barreiro onde se encontra envolvida na coordenação de projetos internacionais desde 2012.

Laura Filipe

Laura Filipe

Embaixadora eTwinning para a região de Lisboa e Vale do Tejo.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Portugueses e Ingleses. Mestre em Linguística Portuguesa. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Professora de Português do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, onde coordena o Plano de Formação. Membro do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, de 2013 a 2020, na Direção-Geral da Educação.

Elisabete Fiel

Elisabete Fiel

Embaixadora eTwinning da região Alentejo.
Licenciada em Geografia e Planeamento Regional. Pós-licenciatura em Geografia - Ramo educacional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL. Doutoramento em Psicologia Evolutiva e Educacional, pela Universidad de Extremadura, Espanha. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
Professora de Geografia no Agrupamento de Escolas de Borba, em Borba. Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

Mário Guedes

Mário Guedes

Embaixador eTwinning da região Algarve.
Licenciado em línguas e literaturas modernas, variante de estudos portugueses e italianos. Mestre em ciências da educação, especialização em informática educacional. Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.
Professor do Quadro do Agrupamento de Escolas Gil Eanes - Lagos e coordenador do Programa Erasmus+. Assessor Pedagógico no Centro de Formação Rui Grácio.

Anabela Tristão

Anabela Tristão

Embaixadora eTwinning da região autónoma dos Açores.
Licenciada em professores do ensino básico - primeiro ciclo. Mestre em Multimédia em Educação. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
Professora do 1.º Ciclo na EB1/JI de São Bartolomeu de Regatos, EBS Tomás de Borba.

Dora Pereira

Dora Pereira

Embaixadora eTwinning da região autónoma dos Açores.
Licenciada em Ensino de Informática pela Universidade dos Açores. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Professora de Informática da Escola Secundária Antero de Quental, Açores.

Carla Ferreira

Carla Ferreira

Embaixadora eTwinning da região autónoma da Madeira.
Licenciada em professores do ensino básico variante de Português e Inglês. Mestre em Ensino Precoce de Inglês. Formadora no âmbito do ensino de Inglês no 1.º Ciclo e Educação Pré-Escolar na Região Autónoma da Madeira.
Professora de Inglês na Escola EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia, no Funchal. Coordenadora, desde 2007, do projeto Edu-LE (Educar – Línguas Estrangeiras).

O site eTwinning PT

O site português que reúne informação sobre atividades, formação, materiais, projetos e muito mais. Acessível em:http://etwinning.pt/.

FAQ - Perguntas frequentes

1- Quem se pode inscrever neste curso?

Este curso está aberto a todos os interessados na temática da inovação do ensino, da aprendizagem e do desenvolvimento de projetos (professores, diretores, investigadores, diretores de centro de formação de professores, professores bibliotecários).

2- Como faço para me inscrever neste curso?

Clique em "Matricular" no cimo da página. Caso ainda não tenha, crie uma conta na Plataforma NAU ("Criar Conta"). Receberá uma mensagem de subscrição no seu correio eletrónico. Siga as instruções para entrar com as suas credenciais ("email" e "password") na página do curso ("Iniciar Sessão").

Contactos

Para problemas técnicos que surjam, no momento em que está a utilizar a plataforma contacte:

Para assuntos relacionados com os conteúdos da formação, contacte:

Inspire-se e faça esta viagem...