Comece a preparar um futuro melhor, hoje

2021-01-22

Comecemos pelos factos: hoje em dia, as cidades cobrem cerca de 3% da superfície terrestre e, no caso da Europa, são a casa de cerca de 85% da população. Apesar da sua dimensão, relativamente pequena face à restante massa terrestre, as cidades produzem cerca de 72% do total das emissões de gases com efeito de estufa a nível global.

Como descrever este último facto numa só palavra? Inaceitável. Porque quando o enquadramos no contexto da emergência climática que o mundo atravessa, a responsabilidade de não nos conformarmos e de tornarmos as cidades mais “verdes” é cada vez maior. Uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos nós, e traduzida em ações concretas a nível ambiental, económico e social, para alterar radicalmente o paradigma, tornando as cidades mais inteligentes e sustentáveis, a nível de otimização de recursos de mobilidade, energia, água. Tudo isto, para tornar as cidades melhores, mais úteis e mais acessíveis a todos, contribuindo assim para um futuro melhor para todo o mundo.

Neste sentido, e em linha com as metas ecológicas europeias, foi criado o Curso “O Futuro das Cidades”, promovido pelo INA (Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas), em parceria com O IN+ (Centro para a Inovação, Tecnologia e Pesquisa Política) e com a Fundação FEFAL (Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais) – um curso online aberto, gratuito e flexível, com a duração total de 3h, destinado a todos os colaboradores das Administrações Locais e também ao cidadão comum. Ao longo da formação, os participantes irão conhecer e explorar o conceito de cidade inteligente, e vão também ganhar as ferramentas necessárias para aprofundar a sua cidadania no âmbito da construção de um futuro mais inteligente e verde para as cidades.

No final, mediante a conclusão da formação, todos os participantes terão acesso a um Certificado Digital Oficial que comprovará as suas novas competências.

Participe de 18 de janeiro a 30 de junho, e faça parte da transformação das cidades e da criação de um futuro melhor para todos nós.

Saiba mais na página do Curso O futuro das cidades, os cidadãos e a UE: uma construção com o poder local: https://www.nau.edu.pt/curso/o-futuro-das-cidades-os-cidadaos-e-a-ue-uma-construcao-com-o-poder-local/