Compre online, sem estar offline em termos de segurança

2020-12-21

Longe estão os dias em que estávamos limitados às nossas lojas de bairro para fazermos compras. Hoje em dia, tão rápido estamos a comprar legumes na mercearia do bairro de manhã, como à tarde estamos sentados no sofá a comprar diferentes produtos, em lojas online do outro lado do mundo, graças à internet e à tecnologia. Uma tendência que já representa 50% dos consumidores nacionais e que continuará a crescer, graças a um ritmo de adesão cada vez mais acelerado. Mas enquanto nas nossas lojas de bairro as regras e a segurança nos são familiares, na internet elas não são assim tão claras, por isso, é cada vez mais importante conhecer as regras, as práticas e os perigos do comércio na Internet, para que possa fazer as suas compras online tão descansado como se estivesse na sua mercearia local.

É neste contexto que surge o Curso “Consumidor Ciberseguro”, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, em parceria com a Direção Geral do Consumidor, com o Centro Europeu do Consumidor, com a ASAE e com o OLX – uma ferramenta pedagógica atual e inovadora, à altura dos tempos.

Um curso aberto, gratuito e flexível, com a duração de 4 horas, destinado a qualquer pessoa que faça ou que queira fazer compras online em segurança. Ao longo da formação, os participantes vão conhecer o conjunto de Direitos Europeus do Consumidor Online, vão aprender a identificar os sites de comércio online fidedignos e a escolher formas de pagamento seguras. Vão também conhecer as diferentes burlas e fraudes online e aprender a reportá-las.

No final, cada participante terá a hipótese de aceder a um Certificado Oficial que comprovará todas as suas novas competências, mediante a realização de um pequeno teste.

Participe de 30 de novembro de 2020 a 26 de outubro de 2021, e torne as suas compras online 100% seguras. Saiba mais na página do Curso “Consumidor Ciberseguro”: https://www.nau.edu.pt/curso/consumidor-ciberseguro/