Consultar páginas Web do passado para obter informação que deixou de estar online é cada vez mais importante. A história desde a década de 1990 foi documentada através de publicações online em websites, blogs ou redes sociais.
A maioria desta preciosa informação histórica desapareceu dos seus websites originais mas foi preservada por arquivos da web como o Arquivo.pt.
Neste Programa terá a oportunidade de desenvolver competências ao nível da pesquisa da memória digital da Web, com destaque para a utilização do Arquivo.pt tanto no dia-a-dia como no contexto dos estudos e da investigação.
Os principais objetivos das formações promovidas pelo Arquivo.pt são:
Este Programa apresenta os serviços disponibilizados pelo Arquivo.pt por forma a que qualquer pessoa possa tirar partido de informação preservada da Web para fins profissionais e pessoais.
Não obstante, este Programa é particularmente útil para perfis profissionais, tais como:
Conhecimentos básicos de utilização da Internet (ex. Google, Chrome, Internet Explorer)
As formações oferecidas pelo Arquivo.pt permitem adquirir conhecimentos para tirar partido deste serviço público, como por exemplo:
Introduz o problema da volatilidade da informação publicada online, motiva para a importância da existência de arquivos da web e conta brevemente a história do Arquivo.pt.
Em seguida, descreve o funcionamento geral do processo de seleção e recolha de conteúdos da web em operação no Arquivo.pt, apresenta exemplos de coleções de conteúdos preservados da web e explica como qualquer utilizador da Internet pode contribuir para preservar artefactos publicados online.
Finalmente, são apresentadas outras iniciativas de arquivo da web existentes pelo mundo. A subsecção "Perguntas frequentes acerca do Arquivo.pt" ajudará a solidificar os conteúdos aprendidos.
Apresenta os serviços de pesquisa e acesso a informação preservada da web disponibilizados publicamente pelo Arquivo.pt. São descritos os serviços de pesquisa de páginas, geração automática de narrativas acerca de notícias e pesquisa de imagens.
O acesso à informação preservada implica reproduzir a informação arquivada desde a década de 1990. São detalhados os serviços de consulta do histórico de uma página e completar página arquivada.
A secção "Perguntas frequentes acerca do acesso a informação preservada" ajudará a solidificar os conteúdos aprendidos. Os arquivos da web são também ferramentas úteis para melhorar a experiência de utilização de websites actuais. A secção "Aceder ao passado a partir de websites atuais" apresenta o serviço Arquivo404 que permite consertar automaticamente links quebrados, o Memorial que preserva a informação de websites históricos que foram desativados e o projecto Renascer que reativou websites que se julgavam perdidos.
No fim deste curso é apresentado o vídeo da lição "Competências digitais para os media. Arquivo.pt: ferramenta para pesquisar rapidamente o passado".
Apresenta recomendações úteis para qualquer pessoa envolvida na publicação de informação online para que o resultado do seu trabalho possa ser preservado e não se perca.
Primeiro, são apresentadas recomendações acerca da organização de um website e em seguida do conteúdo de cada página. O ArchiveReady.com é uma ferramenta online e gratuita que ajuda a avaliar se as recomendações de boa publicação estão a ser seguidas. O vídeo de lição resume as recomendações complementadas com exemplos ilustrativos reais.
Apresenta trabalhos realizados utilizando o Arquivo.pt que demonstram a utilidade prática deste serviço tais como: exposições de websites históricos, estudos académicos ou aplicações informáticas.
O Arquivo.pt é um fornecedor de dados abertos que já foram utilizados em áreas como a Inteligência Artificial ou o Processamento da Linguagem Natural.
O vídeo de lição é intitulado "Património cultural na Web: presença online dos museus" e apresenta como as instituições tradicionais de Herança Cultural podem ser complementadas com os serviços do Arquivo.pt.