Em Portugal, a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães 2019-2022 (EMCFM), teve o desígnio de organizar e promover as diferentes comemorações associadas aos 500 anos da primeira volta ao mundo, em articulação com as de mais instituições de ensino superior e instituições científicas, autarquias locais e demais entidades públicas e privadas a nível nacional e internacional.
Em 1519, Fernão Magalhães, acompanhado por 237 homens e com uma frota de cinco navios, iniciou aquela que seria a Primeira Viagem de Circum-Navegação do planeta, uma odisseia épica de três anos que alterou para sempre o conhecimento que o mundo ocidental tinha sobre o cosmos e a geografia, demonstrando, através da existência de um estreito de circulação entre o Atlântico e o Pacífico, a intercomunicabilidade dos oceanos.
A herança cultural desta viagem e a sua relevância no plano patrimonial mantêm-se até aos dias de hoje a nível global. A universalidade deste marco histórico continua a renovar-se atualmente: Fernão de Magalhães, que em tempos deu nome, entre outros, a diversos locais à volta do globo, dá hoje nome a duas galáxias próximas da via láctea e à sonda espacial enviada para a órbita do planeta Vénus.
Para celebrar e honrar este legado, entre 2019 e 2022, a EMCFM organizou centenas de iniciativas que pretenderam aludir, como marco da expedição, à sua importância no domínio simbólico, histórico-cultural e científico. Conheça as iniciativas realizadas em www.magalhes500.pt.