A ESEL – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – foi fundada em 2004, resultando da fusão das quatro Escolas de Enfermagem públicas existentes em Lisboa. A ESEL tem como missão ser um centro de criação, desenvolvimento, transmissão e difusão de cultura e ciência de enfermagem, que visa a excelência e a inovação, pretendendo ser uma referência no ensino de enfermagem, tanto a nível nacional como internacional, em particular nos países de língua oficial portuguesa e na Europa.
A ESEL desenvolve as suas atividades em dois polos, situados nos edifícios das escolas que lhe deram origem. o Polo Gulbenkian, que funciona como sede, e onde decorre principalmente a formação graduada, e o Polo Ravara, onde decorre maioritariamente a formação pós-graduada.
A ESEL tem uma vasta atividade formativa ao nível dos cursos conferentes de grau académico, mas também de pós-graduação e cursos de curta duração.
Entre as múltiplas estruturas organizacionais que permitem à ESEL concretizar a sua missão, destaca-se o Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), enquanto unidade diferenciada vocacionada para o desenvolvimento de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D).