Pedro Príncipe é Chefe da Divisão de Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Coordena o escritório de projetos de ciência aberta, como OpenAIRE Advance, FOSTERPlus, FIT4RRI, FAIRsFAIR e RCAAP. Em OpenAIRE Advance, trabalha como gerente de suporte e treinamento e gerente de produtos do Dashboard for Content Providers, além de participar da equipe de diretrizes e de outras tarefas técnicas, como estatísticas de uso e serviços de informações de financiadores. Príncipe também teve participação em vários projetos financiados pelo FP7 e H2020 relacionados ao Acesso Aberto e repositórios: NECOBELAC, OpenAIRE-connect, MedOANET e PASTEUR4OA.
Graduado em Novas Tecnologias da Comunicação e com formação em ciência da informação e documentação, Príncipe esteve envolvido no Grupo de Trabalho COAR sobre Interoperabilidade de Repositórios e atuou como membro do Conselho Editorial de Vocabulários Controlados do COAR. Foi membro do Conselho Executivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) de 2011 a 2016 e no BAD também é Coordenador do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Acadêmicas desde 2014. Foi recentemente nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para integrar o grupo de trabalho nacional sobre Política Portuguesa de Ciência Aberta. Pedro Príncipe também é presidente do Fórum Português de RDM, evento anual organizado desde 2016 para promover serviços de estratégias de RDM em Portugal.
No Grupo de Trabalho FAIR, Pedro Príncipe pode compartilhar sua experiência sobre infraestrutura OpenAIRE e sobre os desafios e estratégias para as configurações institucionais e nacionais da implementação de serviços de dados FAIR e RDM.