Licenciado em Sociologia, Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Especialista em Trabalho Social e Orientação. Tem desenvolvido, ao longo dos últimos 20 anos, a função de consultor para a conceção, implementação e avaliação de processos de participação pública em países de quatro continentes. Destaca-se, neste âmbito, o papel de consultor sénior do Banco Mundial, das Nações Unidas, dos Governos das Repúblicas de Portugal, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e México, bem como de mais de cinquenta municípios em diferentes países.
É coordenador da Rede de Autarquias Participativas desde a sua criação, em 2014, plataforma que reúne mais de 70 municípios e freguesias apostados na promoção da participação pública em Portugal.
É autor de diversas publicações, incluindo a coordenação das duas edições do livro Esperança Democrática – Orçamentos Participativos no Mundo, das duas edições do Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos, bem como do livro “Vinte Anos de Orçamentos Participativos em Portugal”. É também autor de diversos guias metodológicos de práticas de participação pública.