Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Tuberculose: práticas e desafios na intervenção profissional

Tuberculose: práticas e desafios na intervenção profissional

Cód. TUBPDIP
CategoriaCiências da Saúde e da Vida
  • Duração: 3 horas
  • Esforço: 3 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
imagem de capa do curso
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail

O que vai aprender

  • Identificar métodos de diagnóstico da tuberculose ativa e aplicá-los em diferentes contextos clínicos.
  • Analisar esquemas terapêuticos e adequá-los a adultos e crianças.
  • Aplicar estratégias de rastreio e tratamento da infeção.
  • Reconhecer grupos de risco e definir abordagens adequadas a cada situação.
  • Utilizar corretamente os fármacos antituberculosos e monitorizar a terapêutica.

Descrição

A tuberculose continua a ser um desafio para a saúde pública, exigindo profissionais capacitados e atualizados. Este curso aprofunda os conhecimentos sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose ativa e tuberculose infeção, com enfoque em adultos, crianças e grupos de risco. Pretende reforçar competências práticas e promover a aplicação de estratégias eficazes no rastreio, tratamento e controlo da doença. Direcionado a profissionais que trabalham na área da tuberculose, o curso contribui para a uniformização de práticas e para o reforço da resposta nacional no combate à doença.

Formato

O curso está organizado em três módulos temáticos, que abordam de forma progressiva os principais aspetos da tuberculose. Cada módulo combina conteúdos teóricos e aplicados, promovendo a consolidação de conhecimentos através de exemplos práticos e recursos de apoio.

Pré-requisitos

É recomendado que os participantes possuam conhecimentos básicos em tuberculose, como os abordados no curso “Conceitos básicos em tuberculose”, ou experiência prévia na área clínica ou de saúde pública.

Avaliação e certificação

O curso não atribui créditos. A avaliação baseia-se na participação ativa e na conclusão de todos os módulos. Para obter a certificação, é necessário completar todos os conteúdos e atividades propostas, alcançando uma pontuação mínima de 85%.

Plano de curso

1- Tuberculose ativa
2- Infeção latente por tuberculose
3- Grupos de risco e estratégias de intervenção

Equipa do curso

Maria Isabel Carvalho

Categorias

Especialista dos Conteúdos
Diretora do Programa Nacional da Tuberculose (DGS) e do Serviço de Pediatria/Neonatologia da ULSGE.

Alexandre Gomes

Categorias

Especialista dos Conteúdos
Técnico Superior e Senior Officer nos Programas Nacionais para Tuberculose, Hepatites Virais e IST/VIH.

Beatriz Abally Pinto

Categorias

Beatriz Abally Pinto é socióloga e colaboradora do Programa Nacional para a Tuberculose (DGS).

Organizações

Direção-Geral da Saúde

Licença

Licença para o conteúdo do curso

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Você tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
  • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2026 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.