Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Processos artísticos em contextos educativos

Processos artísticos em contextos educativos

Cód. PACE
Descobre pedagogias baseadas nas artes visuais para criares ambientes de aprendizagem seguros e criativos!
  • Duração: 6 horas
  • Esforço: 6 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
imagem de capa do curso
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail

O que vai aprender

  • Compreender pontos de vista sobre pedagogia da educação artística    
  • Compreender didáticas específicas das artes visuais
  • Planear ambientes de aprendizagem com processos artísticos dependendo dos contextos.
  • Partilhar práticas de educação artística online de forma reflexiva

Descrição

Neste curso serão exploradas didáticas específicas de educação artística e de educação com processos artísticos na área das artes visuais. Os módulos apresentados pelo fantoche Eureka ajudar-te-ão a entender conceitos de criatividade, domínios de aprendizagem nas artes visuais e estratégias de aprendizagem através das artes visuais.

Formato

O curso está distribuído em quatro módulos, com informação teórica e exemplos práticos. As tarefas propostas integram pequenos formulários sobre os conceitos uma atividade artística e um mural digital onde os formandos poderão partilhar conhecimentos e experiências.

Pré-requisitos

Este curso é dirigido a educadores que queiram saber mais sobre educação através da arte em contextos de educação formal e não formal.

Avaliação e certificação

A avaliação será realizada através de quizes, no final de cada módulo.

Para obter o Certificado de Conclusão será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 51% de respostas corretas.

Plano de curso

Módulo 1 - processos de criação das artes visuais e seus conceitos
Módulo 2 - ambientes de aprendizagem e espaços educativos através das artes visuais.
Módulo 3 - atividade prática de construção de um fantoche.
Módulo 4 - reflexão sobre recursos educativos, dimensões e domínios de aprendizagem com artes visuais.

Equipa do curso

Teresa Eça

Categorias

Teresa Eca, professora de artes visuais. Presidente da APECV. Investigadora do Grupo de Investigação em Artes; Comunidade e Educação (GriArCE).

Alexandra Baudouin

Categorias

Doutorada na área de Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Organizações

APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual

Licença

Licença para o conteúdo do curso

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Você tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
  • NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  • SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.