Ser dador de sangue é muito mais do que dar sangue. É uma dádiva de vida! São muitas as questões que se colocam à população. Todas as pessoas podem dar sangue? Quais as condições para o fazer? Quais os seus direitos e deveres enquanto dador de sangue? Porque não podem dar sangue quando tomam antibióticos?
O IPST quer reforçar a literacia em saúde sobre os critérios de elegibilidade para a dádiva de sangue, no contexto da promoção da dádiva de sangue segura e informada, por forma a capacitar os potenciais dadores para questões que os podem impedir de dar sangue; evitando deslocações desnecessárias e permitindo uma resposta mais eficaz por parte dos serviços de sangue.
A qualquer momento qualquer um de nós pode necessitar de receber uma transfusão sanguínea para continuar a viver, fazendo esta causa algo que diz respeito a todos nós.
Este curso, pretende ainda, sensibilizar os potenciais candidatos à dádiva, para os critérios de segurança a serem observadas na dádiva de sangue.
Venha aprender connosco mais sobre a dádiva de sangue.
Este curso destina-se à população em geral, mas com particular interesse para os potenciais candidatos à dádiva de sangue (população saudável, com idade entre os 18 e os 65 anos).
Os formandos têm a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos sobre os temas abordados ao longo de toda a formação através de vários questionários e de obter no final um Certificado de Participação.
Você tem o direito de:
De acordo com os termos seguintes: