A Agência para a Reforma Tecnológica do Estado, I.P. (ARTE) é o instituto público responsável pela direção, coordenação e execução da transformação tecnológica e da digitalização da Administração Pública em Portugal, encontrando-se sob superintendência e tutela do Ministério da Reforma do Estado.
A ARTE foi criada em 2025, no âmbito da reestruturação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), com o objetivo de promover a modernização e simplificação administrativa, assegurar a interoperabilidade de sistemas e dados, implementar políticas de cibersegurança e dados, integrar tecnologias emergentes, coordenar a rede de atendimento omnicanal e presencial, e reforçar a capacitação digital da sociedade portuguesa, atuando em estreita articulação com todas as entidades da Administração Pública.
Como tal, a ARTE promove várias iniciativas de capacitação e desenvolvimento de competências para apoio dos organismos da Administração Pública, através da sua Academia.
A Academia é responsável pela formação, capacitação e desenvolvimento de competências dos seus próprios funcionários e dos funcionários da Rede de Atendimento composta por Lojas de Cidadão e Espaços de Cidadão, no território nacional e em vários Consulados da Europa e da América do Sul. Disponibiliza, também, soluções formativas para toda a Administração Pública que permitem aos organismos/entidades e seus trabalhadores estarem a par das inovações da governação eletrónica e das diretrizes do Estado em termos de transformação digital, interoperabilidade, acessibilidade e usabilidade.
Desenvolve, ainda, soluções de capacitação à medida para parceiros públicos e privados, nacionais e dos países de língua portuguesa, através de metodologias pedagógicas presenciais, eLearning e virtual action learning desde 2008.
Tem ainda a Academia Portugal Digital que tem como missão dinamizar a capacitação digital em Portugal, promovendo uma resposta personalizada e centrada nas necessidades dos cidadãos e das empresas. O seu objetivo é dotar os cidadãos e empresas de competências digitais que fomentem a inclusão e a transformação digital do país, garantindo que ninguém fica para trás. Para isso, disponibiliza percursos formativos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho, promovendo a empregabilidade e a progressão na carreira. Além disso, apoia as empresas no desenvolvimento de planos de formação digital para os seus colaboradores, facilitando o acesso a ofertas formativas adequadas ao seu plano de transformação digital.
Para conhecer melhor as ofertas formativas das nossas Academias, consulte o website da Academia AMA e da Academia Portugal Digital.
Os Cursos eLearning da ARTE disponíveis na Plataforma NAU, para os trabalhadores da Administração Pública, para as empresas e para o público em geral, são gratuitos e certificados. São concebidos de forma a promover uma aprendizagem estimulante, com recursos pedagógicos diversificados e muitos exemplos práticos, para o desenvolvimento de competências em diversas áreas.