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InterviewPartnerAbout the course06/16/2025
A principal motivação para a Universidade do Porto se lançar nesse desafio foi, sem dúvida, a projeção internacional que a participação na edX.org nos permite alcançar - falamos de uma das mais reconhecidas plataformas de MOOCs (Massive Open Online Courses - Cursos Abertos e Massivos Online) a nível global. Sempre foi uma preocupação da Universidade do Porto promover a partilha além-fronteiras de conhecimento produzido na instituição, respondendo a um dos principais vetores de atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) na atual sociedade: a promoção da inclusão e da formação ao longo da vida. Sermos os pioneiros no projeto PortugalX reforçou a nossa presença no panorama internacional, e reiterou o nosso compromisso com a inovação educativa, bem como o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem.
Um dos principais objetivos ao lançar o curso na edX.org foi ampliar a audiência do curso, internacionalizando-o um pouco mais, uma vez que esta plataforma permite alcançar uma maior diversidade de participantes, incluindo aqueles que possam estar fora da área de atuação da Plataforma NAU. Ao ganhar maior visibilidade, o curso adquiriu também certificação reconhecida globalmente, o que poderá ter aumentado a sua atratividade.
Em 2023, segundo a Organização Mundial de Turismo, Portugal era o 15º mercado recetor de turistas; na Universidade do Porto, todos os anos, recebemos cerca de 3.700 estudantes estrangeiros, de 146 diferentes países do mundo. Não tendo estudos que o comprovem esta correlação com o nosso curso, é inevitável não associarmos o crescente interesse pela Língua Portuguesa a fatores como o turismo, emigração, o crescente número de nómadas digitais que escolhem Portugal para viver e, claro, o crescente número de estudantes internacionais nas IES portuguesas. Para além disso, e olhando mais para as inscrições com acesso à certificação paga, o domínio de diferentes idiomas é atualmente uma competência valorizada - e por vezes até exigida - no mercado de trabalho ou em ambiente académico. O facto destas pessoas terem o certificado do curso de "Iniciação à Língua Portuguesa" serve de validação da sua capacidade para lidar pelo menos com situações correntes no seu dia-a-dia em países nativos da língua portuguesa.
Sim. A cada nova edição do curso, a equipa docente faz uma revisão atenta dos conteúdos pedagógicos, visando a melhoria continua. Essa revisão tem por base incorreções ou gralhas que vão sendo detetadas quer pela equipa docente, quer pelos participantes, e também pelo feedback obtido no questionário de satisfação que é disponibilizado aos participantes no final do curso.
Tecnicamente, falamos do mesmo sistema de gestão de aprendizagem, pelo que esforço de transição para este caso concreto não foi muito elevado. Claro que o facto de o MOOC já cumprir a maioria dos requisitos na edX.org facilitou este processo. O esforço maior passou pela adaptação a uma nova interface, bem como na readaptação de alguns elementos do curso às normas/guidelines definidas pela edX.org.
O feedback dos formandos foi bastante positivo, quer o que fomos recebendo de forma mais informal (pela participação nos fóruns ou até no esclarecimento de dúvidas), quer pela análise do questionário de satisfação aplicado no final do curso. A maioria dos participantes que responderam ao questionário (95%) refere que gostou do curso, sendo que 81% reconhece que aprendeu bastante e 90% recomendaria o curso a amigos. As três principais motivações apresentadas para a participação na formação foram: “Aprender ao meu ritmo e de acordo com as minhas disponibilidades de tempo”, “Melhorar os meus conhecimentos de português” e “Aprender uma língua nova”. Ao nível dos conteúdos, o recurso a legendagem dos vídeos e o formato de minissérie foram vistos como úteis à aprendizagem.
As principais mais valias assentam na projeção e visibilidade a nível nacional na NAU e internacional a na edX.org. Ambas as plataformas permitem-nos expandir a nossa oferta educativa informal a outro tipo de público e a outros países, e sem necessidade de investimento maior em infraestrutura. Estas parcerias permitem às IES, nomeadamente à U.Porto, contribuir de para a criação, partilha e acesso equitativo a recursos educativos e aprendizagens de qualidade.
Temos, de momento, um grupo de docentes a desenvolver uma ideia para um MOOC sobre estudos utópicos, mas ainda numa fase embrionária. A plataforma de destino, caso se venha a concretizar, será a NAU. Em relação à edX.org, temos uma ideia para um MOOC que gostaríamos de desenvolver - estamos a tentar captar docentes para a implementar connosco - mas apenas podemos adiantar que se relaciona com turismo.
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