Categories
InterviewAbout the course03/31/2025
Escolhemos o Dia Mundial do Backup para lançar a 2.ª edição do curso devido ao papel fundamental que o backup tem na continuidade do negócio, garantindo que os dados essenciais estejam protegidos e possam ser rapidamente restaurados em caso de incidentes disruptivos da atividade normal das organizações, como avarias, ataques ou desastres.
A 1ª. edição do curso contou com cerca de 3000 inscrições, pelo que foi um sucesso. Nesta nova edição, pretendemos, entre outros, dar a conhecer os conceitos de Gestão de Continuidade de Negócio, ensinar a gerir riscos que coloquem em causa a continuidade de negócio e analisar os seus impactos, apresentar estratégias de tratamento de risco e resposta a incidentes, assim como de recuperação pós-desastre, ajudando a definir uma estratégia e plano de continuidade de negócio de uma organização.
O backup é essencial para garantir a continuidade do negócio, reduzindo riscos e aumentando a resiliência organizacional. Empresas que investem em estratégias de backup robustas estão mais preparadas para enfrentar crises e retomar a sua atividade mais rapidamente. Acredito que as empresas em Portugal estão cada vez mais conscientes da necessidade de implementar estratégias de backup para proteger os seus ativos digitais e garantir a continuidade operacional perante possíveis adversidades.
As organizações, mesmo reconhecendo a importância do backup e recuperação de dados, cometem erros críticos que podem comprometer a eficácia dessas estratégias. Alguns dos erros mais comuns são, por exemplo, não realizar backups regulares, armazenar backups no mesmo local dos dados originais, não testar a recuperação de backups e depender apenas de backups locais ou não ter um Plano de Recuperação de Desastres.
Nesta edição do curso, são abordadas diversas estratégias para que as organizações assegurem a continuidade do negócio, garantindo resiliência e capacidade de resposta diante de crises. Essas estratégias incluem tanto abordagens proativas como reativas. As estratégias proativas envolvem a análise de riscos, a identificação das principais ameaças e a implementação de medidas preventivas para reduzir a probabilidade de incidentes e minimizar os seus impactos. Já as estratégias reativas garantem que processos, pessoas e tecnologia estejam preparados para responder, de forma eficiente, a disrupções, assegurando a recuperação rápida dos ativos críticos e limitando os impactos ao longo do tempo.
Acreditamos que este curso pode ajudar a uma melhor gestão da continuidade de negócio em Portugal, e acima de tudo, que seja um contributo para o aumento da resiliência das organizações em Portugal. É por isso que lançamos uma nova edição.
A NAU é sem dúvida uma mais-valia na formação em Portugal, oferecendo cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course - Curso Aberto e Massivo Online) acessíveis e gratuitos, produzidos por entidades de referência dos setores público e privado. Tal como o .PT, a NAU contribui para a inclusão e literacia digitais, preparando a população para os desafios da era digital. O .PT tem vindo a desenvolver outros cursos em parceria com a NAU, como é o caso do curso “Gestão dos Riscos de Cibersegurança nas Organizações”.
A formação está dividida em 5 módulos, incluindo um caso prático. A taxa de esforço estimada é de 10h, ao ritmo do estudante. O curso é totalmente gratuito, incluindo a sua certificação, e estará disponível durante 1 ano, até 2 de abril de 2026.
A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Categories
InterviewAbout the course