Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • Plataforma NAU implementa atualizações

Plataforma NAU implementa atualizações

Categories

Article

08/01/2023

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
Novas funcionalidades da NAU permitem criar outros tipos de conteúdos, resultando em novas experiências de aprendizagem. A inclusão de atividades H5P e a melhoria do suporte a pacotes de conteúdo SCORM são as principais novidades.

Durante o mês de julho, a Plataforma NAU foi atualizada com duas novas integrações que possibilitam a criação de experiências de aprendizagem mais interativas. Esta atualização foi possibilitada através de duas soluções amplamente utilizadas na criação de cursos online – as ferramentas H5P e SCORM.


Uma das inovações da nova versão da Plataforma NAU é a melhoria de suporte a pacotes de conteúdo SCORM. A tecnologia Sharable Content Object Reference Model permite criar conteúdos “encapsulados” num pacote que pode ser partilhado e disponibilizado em qualquer plataforma de eLearning. Graças a esta possibilidade, é agora possível criar conteúdos mais complexos e experiências mais interativas e compatíveis com a plataforma.


Outra das principais novidades diz respeito à integração da tecnologia H5P – uma plataforma de criação de conteúdos ricos de interação, que permite a sua integração direta em várias plataformas de eLearning. No total, o H5P permite mais de 50 tipos diferentes de conteúdos que vão de pequenos jogos até cenários complexos de aprendizagem. Esta funcionalidade pode ser requisitada pelas equipas de criação dos cursos.


Para além destas novas funcionalidades, é agora também possível criar vídeos interativos que são complementados com questões, facilitando a criação de cenários.
Estas atualizações aproximam a NAU da sua congénere edX, ao apostar na versão de software utilizada por essa plataforma de aprendizagem norte-americana. Desta forma, a comunidade NAU vai poder tirar partido dos desenvolvimentos tecnológicos mais recentes no campo do ensino online. 

Related posts

“Continuar a navegar pelo mundo”: o papel da NAU na Lusofonia

Categories

ArticleAbout NAU

O Mar como espaço de memória, cultura e sustentabilidade

Categories

ArticleArts and CultureNatural and Environmental Sciences

Reabertura da Catedral de Notre-Dame: lições e impacto na conservação do património em Portugal

Categories

ArticleArts and Culture

Other categories of articles

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.