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Article10/30/2023
O conceito de aprendizagem imersiva pressupõe a utilização de ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, realidade aumentada, automação ou realidade virtual. O objetivo é, contudo, único: facilitar aprendizagens.
Em 2022, a revista EdTech realizou um inquérito junto da sua comunidade, procurando conhecer as prioridades dos planos tecnológicos das instituições de ensino superior. A “aprendizagem imersiva” foi uma das quatro opções fornecidas, tendo recolhido 19,1% dos votos. “A pandemia da Covid-19 mudou a forma como o Ensino Superior aborda as tecnologias educacionais”, destaca a editora da EdTech Amy McIntosh, sublinhando “o aceleramento na adoção de equipamentos e métodos que tinham vindo a crescer lentamente”, como as tecnologias de realidade virtual ou aumentada.
“Num mundo conduzido pela tecnologia, as salas de aula adaptaram-se a um cenário sempre em mudança, criando novas experiências educacionais”, escreve Lorne Fade na revista Forbes. A crescente popularidade de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada junto dos líderes na indústria educativa, acrescenta, têm como base quatro tipos de interação sensorial – a visual, auditiva, leitura e cinética.
As vantagens desta possibilidade tecnológica são destacadas por Bernard Marr, num outro artigo na mesma publicação: “Com ambientes de realidade virtual, os estudantes podem explorar o que os rodeia, interagir com objetos e até colaborar com outros em projetos ou simulações”. A possibilidade de explorar outros mundos, sem sair da sala de aula, como locais históricos, países estrangeiros ou até o espaço é também destacada.
A utilização de gráficos, vídeos ou interação virtual pode ainda ter como objetivo simular cenários reais de trabalho, permitindo colocar competências em prática em modelos de aprendizagem baseados em cenários. “Todas estas tecnologias têm como objetivo aumentar os conhecimentos dos estudantes e aproximá-los tanto quanto possível dos cenários do mundo real”, escreve o portal Education Times, antes de concluir: “Em última análise, a aquisição de competências é melhorada com a aprendizagem imersiva”.
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