Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • O impacto da Aprendizagem Imersiva na Educação

O impacto da Aprendizagem Imersiva na Educação

Categories

Article

10/30/2023

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
As tecnologias digitais abrem novas possibilidades nos modelos de aprendizagem. Saiba tudo sobre Aprendizagem Imersiva.

O conceito de aprendizagem imersiva pressupõe a utilização de ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, realidade aumentada, automação ou realidade virtual. O objetivo é, contudo, único: facilitar aprendizagens.

Em 2022, a revista EdTech realizou um inquérito junto da sua comunidade, procurando conhecer as prioridades dos planos tecnológicos das instituições de ensino superior. A “aprendizagem imersiva” foi uma das quatro opções fornecidas, tendo recolhido 19,1% dos votos. “A pandemia da Covid-19 mudou a forma como o Ensino Superior aborda as tecnologias educacionais”, destaca a editora da EdTech Amy McIntosh, sublinhando “o aceleramento na adoção de equipamentos e métodos que tinham vindo a crescer lentamente”, como as tecnologias de realidade virtual ou aumentada.

“Num mundo conduzido pela tecnologia, as salas de aula adaptaram-se a um cenário sempre em mudança, criando novas experiências educacionais”, escreve Lorne Fade na revista Forbes. A crescente popularidade de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada junto dos líderes na indústria educativa, acrescenta, têm como base quatro tipos de interação sensorial – a visual, auditiva, leitura e cinética.

As vantagens desta possibilidade tecnológica são destacadas por Bernard Marr, num outro artigo na mesma publicação: “Com ambientes de realidade virtual, os estudantes podem explorar o que os rodeia, interagir com objetos e até colaborar com outros em projetos ou simulações”. A possibilidade de explorar outros mundos, sem sair da sala de aula, como locais históricos, países estrangeiros ou até o espaço é também destacada.

A utilização de gráficos, vídeos ou interação virtual pode ainda ter como objetivo simular cenários reais de trabalho, permitindo colocar competências em prática em modelos de aprendizagem baseados em cenários. “Todas estas tecnologias têm como objetivo aumentar os conhecimentos dos estudantes e aproximá-los tanto quanto possível dos cenários do mundo real”, escreve o portal Education Times, antes de concluir: “Em última análise, a aquisição de competências é melhorada com a aprendizagem imersiva”.

Related posts

“Continuar a navegar pelo mundo”: o papel da NAU na Lusofonia

Categories

ArticleAbout NAU

O Mar como espaço de memória, cultura e sustentabilidade

Categories

ArticleArts and CultureNatural and Environmental Sciences

Reabertura da Catedral de Notre-Dame: lições e impacto na conservação do património em Portugal

Categories

ArticleArts and Culture

Other categories of articles

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.