Categories
Interview08/18/2022
Este novo episódio traz-lhe uma conversa com Carina Américo, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) sobre algumas das mais-valias retiradas por esta instituição na utilização da Plataforma NAU. As NAU Talks fazem uma viagem aos bastidores da Plataforma, dando a conhecer as histórias na base da criação dos cursos, conhecendo as razões que levaram diversas entidades a juntar-se à NAU, num espaço de partilha de conhecimento, experiências e boas práticas sobre o futuro do ensino online.
A entrevista do segundo episódio é Carina Américo, que integra a Direção de Plataformas e Competências Digitais, Competências e Formação da AMA. A responsável começa por explicar o papel da Academia AMA, no seio desta organização: “A Academia AMA tem como objetivo formar e desenvolver soluções de formação para todos trabalhadores da AMA e de toda a rede de lojas e espaços cidadão”.
Ao mesmo tempo, esta academia apoia ainda a preparação e desenvolvimento de competências na administração pública e central e local. A lógica é a de “transição digital e adequação aos novos desafios que estão previstos para o futuro”, explicou Carina Américo.
A Plataforma NAU surgiu, para a AMA, como uma “grande oportunidade para seus trabalhadores e colaboradores, devido à sua oferta diversificada e com qualidade”. Por outro lado, explicou Carina Américo, ao ser criada uma parceria concreta para desenvolver soluções, foi possível disponibilizar os cursos da AMA de forma mais alargada, chegando a perfis mais alargados e ao espaço lusófono. “É uma grande oportunidade para nós disponibilizar as formações da nossa área de intervenção, nomeadamente no que diz respeito ao atendimento e à transformação digital”, explicou.
O papel dos MOOC ficou claro, salientou Carina Américo, rapidamente depois da entrada da AMA na NAU, no início da pandemia da Covid-19. Os constrangimentos daí resultantes levaram à criação do “Teletrabalho em tempo de isolamento”, com o objetivo de “ajudar todos os funcionários da administração pública ou qualquer cidadão interessado”: “Foi muito interessante partilhar alguma experiência da AMA, que apostava já no trabalho remoto”.
A possibilidade de interação com uma comunidade mais alargada foi ainda destacada por Carina Américo. A partilha de conhecimento, não só com os formandos e utilizadores, como também com os parceiros de outras áreas, levou à criação de cursos “muito práticos e simples, com recurso a muitos materiais multimédia”, destacou, antes de concluir: “É na partilha de experiências e de problemas, que pensamos com os olhares dos colegas. Isso faz-nos alargar o conhecimento de uma forma extraordinária”.
Outros dos temas em destaque durante este segundo episódio da NAU Talks dizem respeito a alguns dos cursos específicos criados pela AMA, bem como os planos futuros de colaboração entre a Academia AMA e a NAU.
As NAU Talks vão continuar ao longo de 2022, para dar a conhecer toda a experiência da comunidade NAU. Descubra a opinião dos nossos parceiros e saiba sobre a forma como utilizaram a nossa plataforma para elevar os seus projetos.
Categories
InterviewAbout the courseCategories
NewsAbout the courseInterviewCategories
NewsInterviewArts and Culture