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NewsEvent07/16/2025
Colaboração. Open Source. Inteligência Artificial (IA). Foram temáticas recorrentes ao longo de uma semana de calor e partilha de conhecimento entre a comunidade da Open edX e vários especialistas em educação e MOOCs (Massive Open Online Courses - Cursos Abertos e Massivos Online).
A edição deste ano do EMOOCS (European MOOC Stakeholder Summit), que decorreu entre 30 de junho e 2 de julho, juntou vários académicos, líderes da indústria e inovadores de todo o mundo para discutir e promover o futuro da educação online, sob o mote “Shaping Sustainable Lifelong Learning for All in the Era of AI” (Moldar a aprendizagem sustentável ao longo da vida para todos na era da IA). Pedro Cabral, gestor da NAU, participou no painel plenário do evento, intitulado "MOOCs then and now: Insights for the Future" (MOOCs antes e agora: Perceções para o Futuro).
Já o tema da conferência Open edX 2025, decorrida entre 1 e 4 de julho, foi “Leveraging the Power of Open Source to Democratize Education and Fuel Advances in Learning” (Potencializar o poder do código aberto para democratizar a educação e impulsionar os avanços na aprendizagem). Entre vários workshops, sessões plenárias e estudos de caso, a comunidade entusiasta da Open edX, software open source “motor” da Plataforma NAU, encontrou-se mais uma vez para discutir o futuro da comunidade e deste software.
“Penso que, como uma comunidade internacional, é muito importante reunir nestas sessões pessoas de todo o mundo, de forma que possamos aprender uns com os outros, saber no que as pessoas estão a trabalhar, aprender o que é importante em diferentes regiões e alinharmo-nos em projetos em conjunto”, refere Jenna Makowski, Gestora de Produto Sénior da Axim Collaborative, uma das entidades dinamizadoras da conferência. “Numa das sessões, existiam três organizações interessadas em trabalhar no mesmo projeto. Por isso, poder reunir organizações para trabalhar em projetos através destes eventos presenciais é muito importante para o todo”.
Em relação às temáticas, Jenna Makowski refere que as palestras foram interessantes para debater “o potencial da IA no futuro”. “Houve algumas ideias interessantes sobre como podemos pensar em integrar ferramentas que, no sistema de dados open source, nos ajudarão a antecipar algumas das consequências talvez mais negativas da IA, focando também em alguns dos impactos pedagógicos positivos e que facilitam a aprendizagem.” acrescenta.
A “febre da IA” não passou despercebida por parte da equipa da NAU, bem como o estreitamento de relações entre entidades estratégicas para a continuidade da plataforma. “Este ano, o debate centrou-se na integração da Inteligência Artificial para a personalização da aprendizagem e nas transformações tecnológicas que possibilitam a adoção de modelos baseados em competências (Competency-Based Learning)”, refere Pedro Cabral. “Para a NAU, foi particularmente relevante contribuir para as decisões estratégicas sobre o futuro do desenvolvimento da plataforma e reforçar os laços com a comunidade internacional. Estando o evento sediado na região de Paris, aproveitámos também a oportunidade para nos reunirmos com os nossos congéneres da FUN-MOOC, fortalecendo a cooperação lusófona-francesa no domínio da educação aberta”.
A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
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