Categories
NewsAbout NAU11/19/2025
A 8 de novembro, a NAU ultrapassou os 500 mil utilizadores registados na plataforma. Mais um marco alcançado em 2025, a somar ao 1 milhão de inscrições em cursos conquistado em fevereiro.
Segundo Pedro Cabral, gestor da NAU, este crescimento superou todas as previsões iniciais. No final de 2022, já a caminho do quarto aniversário da plataforma, a tendência de crescimento rondava os 50 mil novos utilizadores por ano. Era um momento onde já se avistava uma fase pós-pandemia COVID-19, em que as grandes plataformas internacionais de MOOC (Massive Open Online Courses – Cursos Abertos e Massivos Online), outrora com grande procura, começavam a sentir um abrandamento de crescimento, com o regresso à normalidade.
“Na altura, estimávamos que esta tendência anual de 50 mil novos utilizadores ia manter-se estável e que atingiríamos os 500 mil totais ao fim de 10 anos de existência da NAU, em 2029. Por isso, termos atingido os 500 mil utilizadores em menos de 7 anos é um sinal francamente positivo”, explica Pedro Cabral.
Mas quais as principais razões para esta conquista? O gestor menciona três pontos-chave: a equipa, a robustez tecnológica da plataforma e o apoio fornecido quer aos utilizadores, quer às equipas de curso. “O segredo passa pela forma como as organizações veem a NAU como uma peça essencial na sua estratégia institucional, no suporte que damos aos utilizadores e às organizações, e na capacidade da própria plataforma em situação de carga elevada.”
“A NAU tem uma equipa que acredita muito na sua missão: tornar o conhecimento acessível a todos. Se as entidades parceiras têm alguma dificuldade, no início, em entender o conceito de “curso aberto”, à medida que vão vivenciando a NAU, acabam por perceber que as nossas palavras sobre o impacto desta abordagem é real. Por outro lado, a própria robustez tecnológica tem dado garantias em situações de grande utilização da plataforma: recentemente, já tivemos momentos com quatro mil utilizadores em simultâneo. Isto leva a que os índices de confiança no uso do nosso Learning Management System (LMS) sejam maiores em comparação com outros LMS que alguns parceiros têm nas suas próprias instituições. Por fim, o apoio que nós damos aos utilizadores e às equipas de curso tem sido um apanágio da nossa oferta.”
Outro ponto fulcral que ajuda a explicar este crescimento é o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este financiamento potenciou não só um aumento de recursos humanos, como também a expansão dos serviços disponibilizados pela NAU.
“Os números falam por si”, reitera Pedro Cabral acerca do impacto do PRR na NAU. “Em 2024, estabilizámos o número de cursos disponíveis acima de 100, uma realidade que permanece desde então. Ultrapassámos, também, a média anual de 50 mil utilizadores, chegando aos 85 mil. Mas foi em 2025 que alguns marcos foram superados sucessivamente: no início do ano, atingimos o milhão de inscrições em cursos, que neste momento, já vai em quase um milhão e meio. Ou seja, num só ano, alcançámos metade do que tínhamos demorado 6 anos a fazer. Este ano, devemos ultrapassar os 150 mil novos utilizadores na plataforma – o triplo do que era a nossa tendência há 3 anos. Estes resultados são, sem dúvida, um incentivo para querermos chegar ainda mais longe”.
A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Categories
NewsEventCategories
NewsEventCategories
NewsEvent