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História dos MOOC - Um percurso de crescimento.

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11/02/2022

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Qual a criação e evolução dos Cursos Abertos, Massivos e Online (MOOCs), ao longo da sua existência? E qual o impacto que a pandemia da Covid-19 teve na frequência global? Descubra as respostas aqui.

Foi há 14 anos que o termo MOOC foi criado, no âmbito de um curso da Universidade de Mabitoba, no Canadá, que utilizou ferramentas online para envolver um número alargado de alunos. Para além de 25 estudantes presenciais, o curso contou com 2300 participantes em todo o mundo, justificando a sua designação enquanto curso aberto, massivo e online.

Três anos depois, no outono de 2011, a Universidade de Stanford apostou na criação de três MOOCs, contando com a inscrição de cerca de 300 mil estudantes de todo o globo. Mais tarde, alguns professores desta universidade optam por criar projetos especializados no desenvolvimento destes cursos – a Udacity e a Coursera.

Em 2013, seria a vez da solução tecnológica que está na base da Plataforma NAU ser criada, depois de um grupo de cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e da Universidade de Harvard fundar a edX. Um ano depois, é disponibilizada uma solução open source para criação e dinamização de MOOCs – a plataforma Open edX.

Desde então, mais de 110 milhões de pessoas já fizeram um MOOC através desta plataforma. De acordo com um relatório de impacto de 2022, em média, um estudante utilizou a plataforma durante 19 horas – um aumento muito significativo face aos números de 2013, em que a média se fixava nas 12,7 horas. Por outro lado, três meses depois de completarem o curso, 89% dos estudantes dizem sentir que a formação mereceu o investimento de tempo realizado.

Os números globais

No final de 2021, de acordo com a ClassCentral, o número total de pessoas que realizaram MOOCs ultrapassou a meta dos 220 milhões (excluindo os valores respeitantes à China). Apenas durante o ano de 2021, registaram-se 3100 novos cursos e 500 microcredenciais, com a participação de 40 milhões de novos formandos.

Estes valores refletem ainda um aumento significativo na frequência de MOOCs resultante da pandemia da Covid-19. Em 2020, por exemplo, o número total de estudantes ultrapassou os 60 milhões. Este crescimento fez-se sentir também na oferta – atualmente cerca de 1000 universidades em todo o mundo promovem MOOCs.

Uma análise à distribuição dos MOOCs por área, no final de 2021, mostrava que os Negócios (20,9%) e a Tecnologia (20,2%) são as áreas onde é possível encontrar mais oferta formativa. Seguem-se as Ciências Sociais (11,2%), Ciência (9,5%), as Humanidades (9%) e a Educação (7,4%). Saúde (7,3%), Engenharia (7,3%), Arte e Design (4,3%) e Matemática (2,9%) fecham as principais áreas do saber representadas na oferta global. 

Explore a nossa oferta formativa e encontre um curso aberto, massivo e online adequado ao seu perfil e interesse. 

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