Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • Dia Mundial da Criatividade e Inovação: um caminho de sucesso para empresas e organizações

Dia Mundial da Criatividade e Inovação: um caminho de sucesso para empresas e organizações

Categories

ArticleEconomics and Management

04/21/2025

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
É a dia 21 de abril que se celebra, anualmente, a criatividade e inovação em todos os setores de atividade. Neste artigo, destacamos o papel que estes dois conceitos têm no sucesso das empresas e das organizações.

“Como empresas bem-sucedidas transformam a criatividade em crescimento” é o nome de um artigo da McKinsey que explora o papel da inovação na produtividade. De acordo com a investigação da consultora, os dados são claros quanto à correlação positiva entre estes dois factores – as empresas que mais promovem a criatividade têm um crescimento orgânico nas receitas superior em 67% em relação aos seus pares. 

O papel da criatividade é também destacado pelo Fórum Económico Mundial (FEM), no seu relatório Futuros Económicos Globais: Produtividade em 2030. A investigação traça quatro cenários para a produtividade até 2030, sendo o primeiro cenário contemplado o do aumento da produtividade, que teria como base “um ciclo virtuoso de inovação e de desenvolvimento de capital humano que levará a ganhos de produtividade significativos”.  

Uma “prioridade de topo” 

Num mundo em que a automação ganha terreno, o pensamento criativo é mesmo uma das competências-chave no mundo do trabalho. Esta é a ideia subscrita pela maioria dos empregadores, de acordo com um artigo da Forbes: “Aproximadamente 73% das organizações referem que as competências criativas são uma prioridade de topo, concordando que a sua relevância e importância é crescente”.  

O artigo destaca que a criatividade será importante em quatro dimensões: desenvolvimento da carreira, adaptação à mudança, vantagem sobre a competição, resposta à Inteligência Artificial e criação de um mindset de crescimento. “A capacidade de pensar de forma criativa já não é apenas uma qualidade que é bom ter ou uma capacidade reservada exclusivamente a empreendedores”, explica a autora do artigo, acrescentando que, com estas capacidades, “podemos ser uma força poderosa para o bem e resolver alguns dos desafios mais significativos do mundo”.  

A cultura de ser criativo 

A criação de uma cultura organizacional ou empresarial fundada na criatividade e na inovação é uma forma de aumentar a retenção do talento. De acordo com uma investigação na área da saúde laboral, os trabalhadores que sentem que “a criatividade e a inovação são recompensadas registam maiores probabilidades de satisfação relativamente ao trabalho, à organização e à remuneração”. A probabilidade de querer abandonar a empresa é diminuída em 22%, acrescenta o estudo.   

Um estudo realizado pela empresa japonesa Ricoh chegou a conclusões semelhantes, destacando que quase dois terços dos trabalhadores (64%) dizem que se sentiriam mais felizes no trabalho se tivessem mais tempo para tarefas criativas. O estudo contou com a participação de 7500 trabalhadores e gestores de empresas europeias. 

A importância de fomentar a criatividade da força de trabalho fica clara em algumas inovações concretas. Como recorda o Financial Times, algumas empresas, nomeadamente as tecnológicas, permitem às suas equipas dedicar tempo regularmente para “trabalhar naquilo que pretendem”. A Meta, empresa que detém o Facebook, é um desses exemplos, avança o artigo, realizando hackathons algumas vezes por ano. “A função de chat do Facebook e o botão do “like” emergiram dessas iniciativas”, sublinham.  

Criatividade como método 

O Design Thinking é uma abordagem centrada no utilizador que promove a resolução criativa de problemas através da empatia, colaboração e experimentação. Em Portugal, esta metodologia tem sido adotada por diversas organizações para impulsionar a inovação e a transformação digital. De acordo com um artigo do Jornal de Negócios, de 2025, sobre como o Design Thinking pode abrir novos caminhos para a inovação, a metodologia é descrita como um processo fundamental para "encontrar soluções inovadoras, mais eficazes e centradas no utilizador", permitindo às organizações não só resolver problemas, mas também transformar desafios em oportunidades de inovação.

A Academia Portugal Digital, através da plataforma NAU, disponibiliza o curso "Introdução ao Design Thinking", que oferece uma visão abrangente desta metodologia e das suas aplicações práticas. Com uma taxa de esforço estimada de 3h, ao ritmo do formando, a formação é totalmente gratuita e as inscrições estão abertas até outubro de 2025.

Introdução ao Design Thinking

OrganizationAcademia Portugal Digital
Course codeIDT
Course date Open for enrollment
The entire course can be completed without cost.

A NAU é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Related posts

Internet: promotora da diversidade e da tolerância?

Categories

ArticleHumanities and PoliticsArts and Culture

A importância da Comunicação de Ciência para a sociedade

Categories

ArticleMarketing and Communication

Quais as vantagens de utilizar um gestor de passwords?

Categories

ArticleExact Sciences and Technology

Other categories of articles

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.