Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • Dia Mundial da Criatividade e Inovação: um caminho de sucesso para empresas e organizações

Dia Mundial da Criatividade e Inovação: um caminho de sucesso para empresas e organizações

Categories

ArticleEconomics and Management

04/21/2025

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
É a dia 21 de abril que se celebra, anualmente, a criatividade e inovação em todos os setores de atividade. Neste artigo, destacamos o papel que estes dois conceitos têm no sucesso das empresas e das organizações.

“Como empresas bem-sucedidas transformam a criatividade em crescimento” é o nome de um artigo da McKinsey que explora o papel da inovação na produtividade. De acordo com a investigação da consultora, os dados são claros quanto à correlação positiva entre estes dois factores – as empresas que mais promovem a criatividade têm um crescimento orgânico nas receitas superior em 67% em relação aos seus pares. 

O papel da criatividade é também destacado pelo Fórum Económico Mundial (FEM), no seu relatório Futuros Económicos Globais: Produtividade em 2030. A investigação traça quatro cenários para a produtividade até 2030, sendo o primeiro cenário contemplado o do aumento da produtividade, que teria como base “um ciclo virtuoso de inovação e de desenvolvimento de capital humano que levará a ganhos de produtividade significativos”.  

Uma “prioridade de topo” 

Num mundo em que a automação ganha terreno, o pensamento criativo é mesmo uma das competências-chave no mundo do trabalho. Esta é a ideia subscrita pela maioria dos empregadores, de acordo com um artigo da Forbes: “Aproximadamente 73% das organizações referem que as competências criativas são uma prioridade de topo, concordando que a sua relevância e importância é crescente”.  

O artigo destaca que a criatividade será importante em quatro dimensões: desenvolvimento da carreira, adaptação à mudança, vantagem sobre a competição, resposta à Inteligência Artificial e criação de um mindset de crescimento. “A capacidade de pensar de forma criativa já não é apenas uma qualidade que é bom ter ou uma capacidade reservada exclusivamente a empreendedores”, explica a autora do artigo, acrescentando que, com estas capacidades, “podemos ser uma força poderosa para o bem e resolver alguns dos desafios mais significativos do mundo”.  

A cultura de ser criativo 

A criação de uma cultura organizacional ou empresarial fundada na criatividade e na inovação é uma forma de aumentar a retenção do talento. De acordo com uma investigação na área da saúde laboral, os trabalhadores que sentem que “a criatividade e a inovação são recompensadas registam maiores probabilidades de satisfação relativamente ao trabalho, à organização e à remuneração”. A probabilidade de querer abandonar a empresa é diminuída em 22%, acrescenta o estudo.   

Um estudo realizado pela empresa japonesa Ricoh chegou a conclusões semelhantes, destacando que quase dois terços dos trabalhadores (64%) dizem que se sentiriam mais felizes no trabalho se tivessem mais tempo para tarefas criativas. O estudo contou com a participação de 7500 trabalhadores e gestores de empresas europeias. 

A importância de fomentar a criatividade da força de trabalho fica clara em algumas inovações concretas. Como recorda o Financial Times, algumas empresas, nomeadamente as tecnológicas, permitem às suas equipas dedicar tempo regularmente para “trabalhar naquilo que pretendem”. A Meta, empresa que detém o Facebook, é um desses exemplos, avança o artigo, realizando hackathons algumas vezes por ano. “A função de chat do Facebook e o botão do “like” emergiram dessas iniciativas”, sublinham.  

Criatividade como método 

O Design Thinking é uma abordagem centrada no utilizador que promove a resolução criativa de problemas através da empatia, colaboração e experimentação. Em Portugal, esta metodologia tem sido adotada por diversas organizações para impulsionar a inovação e a transformação digital. De acordo com um artigo do Jornal de Negócios, de 2025, sobre como o Design Thinking pode abrir novos caminhos para a inovação, a metodologia é descrita como um processo fundamental para "encontrar soluções inovadoras, mais eficazes e centradas no utilizador", permitindo às organizações não só resolver problemas, mas também transformar desafios em oportunidades de inovação.

A Academia Portugal Digital, através da plataforma NAU, disponibiliza o curso "Introdução ao Design Thinking", que oferece uma visão abrangente desta metodologia e das suas aplicações práticas. Com uma taxa de esforço estimada de 3h, ao ritmo do formando, a formação é totalmente gratuita e as inscrições estão abertas até outubro de 2025.

Introdução ao Design Thinking

OrganizationAcademia Portugal Digital
Course codeIDT
Course date Open for enrollment
The entire course can be completed without cost.

A NAU é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Related posts

“Continuar a navegar pelo mundo”: o papel da NAU na Lusofonia

Categories

ArticleAbout NAU

O Mar como espaço de memória, cultura e sustentabilidade

Categories

ArticleArts and CultureNatural and Environmental Sciences

Reabertura da Catedral de Notre-Dame: lições e impacto na conservação do património em Portugal

Categories

ArticleArts and Culture

Other categories of articles

NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.