Categories
Article02/01/2023
Em 2015, a Harvard Business Review realizou um inquérito que tinha como objetivo “avaliar quem tira benefícios dos MOOCs e porquê”. Na altura, com apenas quatro anos de existência, os MOOCs já tinham envolvido mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo. As respostas mostraram que 52% dos estudantes procuraram estas modalidades formativas com o objetivo de “melhorar a sua carreira”. Destes, 87% revelaram ter retirado benefícios profissionais.
Muito mudou desde 2015, nomeadamente o número de estudantes que frequentam e completam MOOCs – estima-se que, até 2021, mais de 220 milhões de pessoas tenham já realizado pelo menos um MOOC. Contudo, a preponderância estatística da gestão de carreira enquanto motivo para frequência de um MOOC ilustra a forma como esta dimensão é relevante para o mundo dos cursos abertos, massivos e online.
“É oficial: os cursos MOOC podem melhorar a sua carreira”, escreve, no seu blog, a edX – a organização que desenhou a solução open source para criação e dinamização destes cursos que está na base da Plataforma NAU. O artigo define cinco estratégias para alcançar este objetivo, nomeadamente o desenvolvimento de competências em várias áreas, o reforço de competências-chave, a criação de oportunidades de crescimento, a adaptação a novas indústrias e a procura de experiências que não sejam centradas na função atual.
Cinco estratégias da edX para utilizar os MOOCs na gestão da sua carreira:
Também a Harvard Business Review detalha “três formas de avançar a sua carreira utilizando MOOCs”. Para além de poderem servir como uma boa introdução a um “tópico completamente novo”, os MOOCs permitem uma gestão de tempo mais flexível “de acordo com a própria agenda”. Por outro lado, destaca o editor da Harvard Business Review, Walter Frick, independentemente da certificação, os conhecimentos adquiridos podem ser evidenciados em contexto de trabalho.
Ao longo dos últimos anos, perante as necessidades de competências que marcam o século XXI, os MOOCs têm ocupado um papel cada vez mais central na capacitação de recursos humanos. “À medida que conceitos como reskilling ou upskilling se tornam chavões”, destaca a The Higher Education Review, os MOOCs assumem-se como “uma plataforma única onde academia e indústria se podem encontrar e colaborar efetivamente”.
Visitando a oferta formativa da Plataforma NAU poderá encontrar várias formas de investir na sua carreira. Encontre já a oportunidade de crescimento profissional adequada ao seu perfil e interesses em https://www.nau.edu.pt/pt/cursos.
Categories
ArticleArts and CultureCategories
ArticleEconomics and ManagementCategories
ArticleArts and Culture