Skip to main content
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • You are here:
  • Home
  • News
  • A Viagem de Magalhães entra a bordo da NAU

News

A Viagem de Magalhães entra a bordo da NAU

Categories

Article

02/22/2023

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
“A Grande Viagem de Magalhães – Elcano 500 Anos Depois” é o novo curso da Plataforma NAU. Formação pretende demonstrar como a viagem empreendida por Fernão de Magalhães e Sebastián Elcano reconfigurou o conhecimento do mundo.

A 20 de setembro de 1519, uma esquadra composta por cinco naus partia de Sanlúcar de Barrameda, no sul de Espanha. A bordo seguiam cerca de 250 homens, nomeadamente Fernão de Magalhães que capitaneava a embarcação Trinidad. Quase três anos depois, a 6 de setembro de 1522, uma única nau regressava ao porto de partida, já sem contar com a presença do navegador português, ferido mortalmente na ilha de Mactan, no arquipélago das Filipinas. 

A nau Victoria tornava-se assim a primeira embarcação a completar a circum-navegação do globo terrestre. Atualmente, cerca de cinco séculos depois, esta viagem é vista como tendo um impacto significativo no conhecimento do mundo e no processo de globalização. É precisamente esse impacto que o novo curso da NAU – “A Grande Viagem de Magalhães – Elcano 500 Anos Depois” – pretende partilhar, demonstrando a forma como esta viagem “reconfigurou o conhecimento do mundo nas suas vertentes geográfica, científica, social e política”. 

A formação é desenvolvida pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 (EMCVFM). que foi criada para preservar o legado cultural e científico associado à expedição. Ao longo dos últimos três anos, esta estrutura desenvolveu também a Plataforma Digital Fernão de Magalhães – um repositório para diferentes tipos de conhecimento associado ao legado da primeira viagem de Circum-Navegação e do navegador português.

Ao longo deste curso, será possível conhecer em detalhe a rota percorrida pela expedição de Magalhães - Alcano, desvendando alguns dos obstáculos ultrapassados e compreendendo o impacto particular em regiões como Cabo Verde, Brasil, Ilhas Canárias ou Patagónia Austral. A diversidade cultural e linguística que está na base deste percurso também será destacada durante os trabalhos. 

O curso, que terá uma duração de 15 horas divididas em 11 módulos, deverá estar disponível em breve na Plataforma NAU. Fique atento às novidades, para fazer a sua inscrição.

A Grande Viagem de Magalhães – Elcano 500 Anos Depois

OrganizationEstrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães
Course codeGVMELC
Course date Closing on Sept. 12, 2023

Related posts

O que é o proctoring no ensino online?

Categories

Article

Tudo sobre a Conferência Open edX 2023

Categories

Article

Como os cursos MOOC podem melhorar a sua carreira

Categories

Article

Other categories of articles

NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Code of Honor

© 2023 FCT|FCCN. All right reserved.

Subscribe newsletterFollow our FacebookFollow our TwitterFollow our Linkedin