Categories
NewsExact Sciences and Technology05/28/2024
“Os negócios que sejam lentos na adaptação têm ficado especialmente vulneráveis à disrupção causada pelos negócios nativos digitais”. O alerta é dado pelo Fórum Económico Mundial (WEF), numa secção do seu site dedicada ao tema “A Transformação Digital dos Negócios”. “As decisões tecnológicas tomadas pelos líderes das empresas vão determinar o seu sucesso futuro, bem como dos seus trabalhadores, clientes e parceiros”, acrescentam.
As ideias partilhadas pelo WEF colocam em evidência a importância da transição digital para o mundo corporativo. Esta realidade tem sido particularmente relevante para grandes empresas e grupos económicos. Segundo a Harvard Business Review, 89% das grandes empresas encontram-se a implementar planos de transição digital e de inteligência artificial.
Para avaliar o impacto destes esforços nos modelos de negócio do mundo corporativo e analisar “o valor da transformação digital”, a Harvard Business Review cruzou dados de vários estudos da consultora McKinsey aplicados ao setor da banca. “Este é um setor que tem uma história mais longa de transformação digital para produzir conclusões mais significativas”, explicam.
Os resultados são “impressionantes” e revelam que: “os líderes digitais estão a criar muito mais valor que os restantes”. Em média, anualmente, entre 2018 e 2022, os líderes que implementaram estratégias complexas de transição digital conseguiram gerar retornos aos acionistas de 8,1%, em comparação com os 4,9% alcançados pelos restantes. As razões para estes melhores resultados, acrescenta a HBR, estão “no aumento das receitas e num melhor controlo do crescimento das despesas”.
O uso de computação cloud e inteligência artificial são alguns dos exemplos referidos pela Forbes como ações de transformação digital que estão a “conduzir ao crescimento” de várias empresas, “criando linhas de fluxo para as operações e aumentando a competitividade”. De acordo com o portal Statista, o investimento em tecnologias de transformação digital deverá crescer 300%, entre 2017 e 2027.
"A transformação digital é a mudança fundamental na forma de operação de uma organização”, explica a McKinsey, no seu site. A consultora define alguns passos essenciais para uma transição bem sucedida: criação de uma estratégia focada no valor de negócio, constituição de uma força de trabalho com competências digitais de excelência, criação de um modelo de operações com escalabilidade e distribuição tecnológica que facilite a inovação, bem como disponibilização de acesso a dados às várias equipas e departamentos.
A rápida evolução tecnológica obriga ainda a que os líderes das empresas tenham em conta um outro detalhe, escreve Bernard Marr, na Forbes. “É necessário adotar uma mentalidade de conhecimento contínuo, educação e inovação”, explica, antes de concluir: “implementar mudanças e entender os riscos e desafios que colocam é a chave para crescer, independentemente das transformações que se aproximem”.
Assim sendo, torna-se cada vez mais fundamental para as empresas investirem na capacitação e formação do seu capital humano em competências digitais. A plataforma NAU, através do seu catálogo de cursos online, pode ser uma boa aposta para facilitar esta adaptação.
Categories
ArticleExact Sciences and TechnologyCategories
ArticleArts and CultureExact Sciences and TechnologyCategories
NewsAbout the course