05/28/2024
“Os negócios que sejam lentos na adaptação têm ficado especialmente vulneráveis à disrupção causada pelos negócios nativos digitais”. O alerta é dado pelo Fórum Económico Mundial (WEF), numa secção do seu site dedicada ao tema “A Transformação Digital dos Negócios”. “As decisões tecnológicas tomadas pelos líderes das empresas vão determinar o seu sucesso futuro, bem como dos seus trabalhadores, clientes e parceiros”, acrescentam.
As ideias partilhadas pelo WEF colocam em evidência a importância da transição digital para o mundo corporativo. Esta realidade tem sido particularmente relevante para grandes empresas e grupos económicos. Segundo a Harvard Business Review, 89% das grandes empresas encontram-se a implementar planos de transição digital e de inteligência artificial.
Para avaliar o impacto destes esforços nos modelos de negócio do mundo corporativo e analisar “o valor da transformação digital”, a Harvard Business Review cruzou dados de vários estudos da consultora McKinsey aplicados ao setor da banca. “Este é um setor que tem uma história mais longa de transformação digital para produzir conclusões mais significativas”, explicam.
Os resultados são “impressionantes” e revelam que: “os líderes digitais estão a criar muito mais valor que os restantes”. Em média, anualmente, entre 2018 e 2022, os líderes que implementaram estratégias complexas de transição digital conseguiram gerar retornos aos acionistas de 8,1%, em comparação com os 4,9% alcançados pelos restantes. As razões para estes melhores resultados, acrescenta a HBR, estão “no aumento das receitas e num melhor controlo do crescimento das despesas”.
O uso de computação cloud e inteligência artificial são alguns dos exemplos referidos pela Forbes como ações de transformação digital que estão a “conduzir ao crescimento” de várias empresas, “criando linhas de fluxo para as operações e aumentando a competitividade”. De acordo com o portal Statista, o investimento em tecnologias de transformação digital deverá crescer 300%, entre 2017 e 2027.
"A transformação digital é a mudança fundamental na forma de operação de uma organização”, explica a McKinsey, no seu site. A consultora define alguns passos essenciais para uma transição bem sucedida: criação de uma estratégia focada no valor de negócio, constituição de uma força de trabalho com competências digitais de excelência, criação de um modelo de operações com escalabilidade e distribuição tecnológica que facilite a inovação, bem como disponibilização de acesso a dados às várias equipas e departamentos.
A rápida evolução tecnológica obriga ainda a que os líderes das empresas tenham em conta um outro detalhe, escreve Bernard Marr, na Forbes. “É necessário adotar uma mentalidade de conhecimento contínuo, educação e inovação”, explica, antes de concluir: “implementar mudanças e entender os riscos e desafios que colocam é a chave para crescer, independentemente das transformações que se aproximem”.
Assim sendo, torna-se cada vez mais fundamental para as empresas investirem na capacitação e formação do seu capital humano em competências digitais. A plataforma NAU, através do seu catálogo de cursos online, pode ser uma boa aposta para facilitar esta adaptação.
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